O social e o biológico na constituição do ser humano: o conceito e sua representação.

Título
O social e o biológico na constituição do ser humano: o conceito e sua representação.
Autor
André Barcellos Carlos de Souza
Orientação
Marcos Corrêa da Silva Loureiro
Instituição
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2000
Cidade / UF
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A Biologia educacional deveria ser mantida ou incluída em todas as grades curriculares dos cursos de Pedagogia, e dos cursos de Licenciatura, pois o conhecimento produzido pelas Ciências Naturais é fundamental para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem. Entretanto, tais conhecimentos devem figurar como base teórica e não como explicações para quaisquer relações sociais, incluindo a Educação. O conhecimento da natureza biológica do homem deve ser levado em conta nas reflexões sobre as relações sociais, porém faz-se necessário trabalhar com as sínteses possíveis nas explicações que envolvam o homem. Quaisquer reflexões, análises, estudos, que envolvam a educação devem ser realizados a partir de uma síntese possível das Ciências que estudam o homem, direta ou indiretamente.
Palavras Chave
Homem; Natureza Biológica; Pedagogia; Biologia Educacional.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno