O social e o biológico na constituição do ser humano: o conceito e sua representação.
Título
O social e o biológico na constituição do ser humano: o conceito e sua representação.
O social e o biológico na constituição do ser humano: o conceito e sua representação.
Autor
André Barcellos Carlos de Souza
André Barcellos Carlos de Souza
Orientação
Marcos Corrêa da Silva Loureiro
Marcos Corrêa da Silva Loureiro
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Goiânia/GO
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A Biologia educacional deveria ser mantida ou incluída em todas as grades curriculares dos cursos de Pedagogia, e dos cursos de Licenciatura, pois o conhecimento produzido pelas Ciências Naturais é fundamental para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem. Entretanto, tais conhecimentos devem figurar como base teórica e não como explicações para quaisquer relações sociais, incluindo a Educação. O conhecimento da natureza biológica do homem deve ser levado em conta nas reflexões sobre as relações sociais, porém faz-se necessário trabalhar com as sínteses possíveis nas explicações que envolvam o homem. Quaisquer reflexões, análises, estudos, que envolvam a educação devem ser realizados a partir de uma síntese possível das Ciências que estudam o homem, direta ou indiretamente.
A Biologia educacional deveria ser mantida ou incluída em todas as grades curriculares dos cursos de Pedagogia, e dos cursos de Licenciatura, pois o conhecimento produzido pelas Ciências Naturais é fundamental para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem. Entretanto, tais conhecimentos devem figurar como base teórica e não como explicações para quaisquer relações sociais, incluindo a Educação. O conhecimento da natureza biológica do homem deve ser levado em conta nas reflexões sobre as relações sociais, porém faz-se necessário trabalhar com as sínteses possíveis nas explicações que envolvam o homem. Quaisquer reflexões, análises, estudos, que envolvam a educação devem ser realizados a partir de uma síntese possível das Ciências que estudam o homem, direta ou indiretamente.
Palavras Chave
Homem; Natureza Biológica; Pedagogia; Biologia Educacional.
Homem; Natureza Biológica; Pedagogia; Biologia Educacional.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno