A ciência na Educação Infantil: uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidas pelos educadores infantis.

Título
A ciência na Educação Infantil: uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidas pelos educadores infantis.
Autor
Carolina Rodrigues de Souza
Orientação
Alice Helena Campos Pierson
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2008
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esse trabalho, diferentemente de projetos para a Educação Infantil propostos a partir de áreas específicas do conhecimento, normalmente pensados e concebidos numa perspectiva disciplinar, procura focar a criança antes do conhecimento organizado, reconhecendo os objetivos da infância antes dos objetivos que a Ciência possa desenvolver nesse espaço. Reconhecer que o conhecimento organizado pela Ciência não deve ser encarado como definidor de novos objetivos, e sim uma ferramenta para o desenvolvimento dos objetivos já postos para a infância, é o pressuposto básico que norteou toda a pesquisa. Essa pesquisa parte da compreensão da infância como uma categoria que é construída socialmente e culturalmente em contextos específicos e as crianças, como atores sociais, integram essa categoria e produzem culturas. Nesse sentido, refletiu-se e analisou-se o que vem a ser Ciência na Educação Infantil, a partir dos aportes da Sociologia da Infância. Para tal, fui selecionada uma instituição de Educação Infantil, no município de São Carlos, e desenvolvido um trabalho, com todas as professoras e diretora, de reflexão e desenvolvimento de iniciativas envolvendo a Ciência com as crianças. Nessa tese foi analisado todo o processo vivido pelas educadoras, suas dificuldades e conquistas, assim como as contribuições para o processo de educação das crianças, para finalmente serem apontados elementos organizadores de uma nova concepção e papel para a Ciências no espaço da educação infantil. É apresentado um relato de como se deram os percursos de cada profissional envolvido na pesquisa, os processos desenvolvidos com as crianças e realizadas algumas análises preliminares e justificativas para uma próxima etapa na qual o leitor encontrará o processo de confrontação entre diferentes práticas e concepções vivenciados por três professoras.
Palavras Chave
ensino de ciências; educação infantil; formação de professor.

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores