A ciência na Educação Infantil: uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidas pelos educadores infantis.
Título
A ciência na Educação Infantil: uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidas pelos educadores infantis.
A ciência na Educação Infantil: uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidas pelos educadores infantis.
Autor
Carolina Rodrigues de Souza
Carolina Rodrigues de Souza
Orientação
Alice Helena Campos Pierson
Alice Helena Campos Pierson
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2008
2008
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esse trabalho, diferentemente de projetos para a Educação Infantil propostos a partir de áreas específicas do conhecimento, normalmente pensados e concebidos numa perspectiva disciplinar, procura focar a criança antes do conhecimento organizado, reconhecendo os objetivos da infância antes dos objetivos que a Ciência possa desenvolver nesse espaço. Reconhecer que o conhecimento organizado pela Ciência não deve ser encarado como definidor de novos objetivos, e sim uma ferramenta para o desenvolvimento dos objetivos já postos para a infância, é o pressuposto básico que norteou toda a pesquisa. Essa pesquisa parte da compreensão da infância como uma categoria que é construída socialmente e culturalmente em contextos específicos e as crianças, como atores sociais, integram essa categoria e produzem culturas. Nesse sentido, refletiu-se e analisou-se o que vem a ser Ciência na Educação Infantil, a partir dos aportes da Sociologia da Infância. Para tal, fui selecionada uma instituição de Educação Infantil, no município de São Carlos, e desenvolvido um trabalho, com todas as professoras e diretora, de reflexão e desenvolvimento de iniciativas envolvendo a Ciência com as crianças. Nessa tese foi analisado todo o processo vivido pelas educadoras, suas dificuldades e conquistas, assim como as contribuições para o processo de educação das crianças, para finalmente serem apontados elementos organizadores de uma nova concepção e papel para a Ciências no espaço da educação infantil. É apresentado um relato de como se deram os percursos de cada profissional envolvido na pesquisa, os processos desenvolvidos com as crianças e realizadas algumas análises preliminares e justificativas para uma próxima etapa na qual o leitor encontrará o processo de confrontação entre diferentes práticas e concepções vivenciados por três professoras.
Esse trabalho, diferentemente de projetos para a Educação Infantil propostos a partir de áreas específicas do conhecimento, normalmente pensados e concebidos numa perspectiva disciplinar, procura focar a criança antes do conhecimento organizado, reconhecendo os objetivos da infância antes dos objetivos que a Ciência possa desenvolver nesse espaço. Reconhecer que o conhecimento organizado pela Ciência não deve ser encarado como definidor de novos objetivos, e sim uma ferramenta para o desenvolvimento dos objetivos já postos para a infância, é o pressuposto básico que norteou toda a pesquisa. Essa pesquisa parte da compreensão da infância como uma categoria que é construída socialmente e culturalmente em contextos específicos e as crianças, como atores sociais, integram essa categoria e produzem culturas. Nesse sentido, refletiu-se e analisou-se o que vem a ser Ciência na Educação Infantil, a partir dos aportes da Sociologia da Infância. Para tal, fui selecionada uma instituição de Educação Infantil, no município de São Carlos, e desenvolvido um trabalho, com todas as professoras e diretora, de reflexão e desenvolvimento de iniciativas envolvendo a Ciência com as crianças. Nessa tese foi analisado todo o processo vivido pelas educadoras, suas dificuldades e conquistas, assim como as contribuições para o processo de educação das crianças, para finalmente serem apontados elementos organizadores de uma nova concepção e papel para a Ciências no espaço da educação infantil. É apresentado um relato de como se deram os percursos de cada profissional envolvido na pesquisa, os processos desenvolvidos com as crianças e realizadas algumas análises preliminares e justificativas para uma próxima etapa na qual o leitor encontrará o processo de confrontação entre diferentes práticas e concepções vivenciados por três professoras.
Palavras Chave
ensino de ciências; educação infantil; formação de professor.
ensino de ciências; educação infantil; formação de professor.
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Formação de Professores
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