Concepções sobre o processo digestivo humano: uma avaliação das diferentes compreensões percebidas em alunos/as do 2º grau e cursos de Ciências Biológicas a partir de uma revisão histórica.

Título
Concepções sobre o processo digestivo humano: uma avaliação das diferentes compreensões percebidas em alunos/as do 2º grau e cursos de Ciências Biológicas a partir de uma revisão histórica.
Autor
Nádia Geisa Silveira Souza
Orientação
Diogo Onofre Gomes de Souza
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Ciências Básicas da Saúde
Ano
1996
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A pesquisa analisa a transposição didática do conceito de digestão humana em função da importância deste conceito para a compreensão da constituição do organismo humano, dos processos saúde-doença, dos processos envolvidos no fluxo de matéria e energia na biosfera e por constar nos programas de ensino do 1º ao 3º graus. Foram examinadas: a esfera do saber de referência que correspondeu a uma revisão histórica das concepções sobre o conceito desde a antiguidade até o século XX e na esfera educacional, correspondendo a análise das compreensões de 223 alunos de escolas públicas de 2º grau Porto Alegre/RS, cursos de Ciências Biológicas UFRGS e PUCRS. Constatou-se a existência de diferentes níveis de compreensão e relações sobre o conceito, um distanciamento entre o saber dos alunos do 2º grau e alunos formandos e um distanciamento entre o saber de um importante número de alunos e o saber contemporâneo.
Palavras Chave
Transposição Didática; Fisiologia; Digestão Humana; Concepções dos Estudantes.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos