Concepções sobre o processo digestivo humano: uma avaliação das diferentes compreensões percebidas em alunos/as do 2º grau e cursos de Ciências Biológicas a partir de uma revisão histórica.
Título
Concepções sobre o processo digestivo humano: uma avaliação das diferentes compreensões percebidas em alunos/as do 2º grau e cursos de Ciências Biológicas a partir de uma revisão histórica.
Concepções sobre o processo digestivo humano: uma avaliação das diferentes compreensões percebidas em alunos/as do 2º grau e cursos de Ciências Biológicas a partir de uma revisão histórica.
Autor
Nádia Geisa Silveira Souza
Nádia Geisa Silveira Souza
Orientação
Diogo Onofre Gomes de Souza
Diogo Onofre Gomes de Souza
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Ciências Básicas da Saúde
Instituto de Ciências Básicas da Saúde
Ano
1996
1996
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A pesquisa analisa a transposição didática do conceito de digestão humana em função da importância deste conceito para a compreensão da constituição do organismo humano, dos processos saúde-doença, dos processos envolvidos no fluxo de matéria e energia na biosfera e por constar nos programas de ensino do 1º ao 3º graus. Foram examinadas: a esfera do saber de referência que correspondeu a uma revisão histórica das concepções sobre o conceito desde a antiguidade até o século XX e na esfera educacional, correspondendo a análise das compreensões de 223 alunos de escolas públicas de 2º grau Porto Alegre/RS, cursos de Ciências Biológicas UFRGS e PUCRS. Constatou-se a existência de diferentes níveis de compreensão e relações sobre o conceito, um distanciamento entre o saber dos alunos do 2º grau e alunos formandos e um distanciamento entre o saber de um importante número de alunos e o saber contemporâneo.
A pesquisa analisa a transposição didática do conceito de digestão humana em função da importância deste conceito para a compreensão da constituição do organismo humano, dos processos saúde-doença, dos processos envolvidos no fluxo de matéria e energia na biosfera e por constar nos programas de ensino do 1º ao 3º graus. Foram examinadas: a esfera do saber de referência que correspondeu a uma revisão histórica das concepções sobre o conceito desde a antiguidade até o século XX e na esfera educacional, correspondendo a análise das compreensões de 223 alunos de escolas públicas de 2º grau Porto Alegre/RS, cursos de Ciências Biológicas UFRGS e PUCRS. Constatou-se a existência de diferentes níveis de compreensão e relações sobre o conceito, um distanciamento entre o saber dos alunos do 2º grau e alunos formandos e um distanciamento entre o saber de um importante número de alunos e o saber contemporâneo.
Palavras Chave
Transposição Didática; Fisiologia; Digestão Humana; Concepções dos Estudantes.
Transposição Didática; Fisiologia; Digestão Humana; Concepções dos Estudantes.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos