Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz

Título
Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz
Educação nas Ciências
Autor
Paulo Fernando Lima de Souza
Orientação
Romildo Albuquerque Nogueira
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Ano
2009
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar, numa turma de alunos da Licenciatura em Física da UFRPE, se o pensamento transdisciplinar pode contribuir para a compreensão do Princípio da Dualidade da Luz. A metodologia empregada foi o Ciclo da Experiência de Kelly, que teve a perspectiva de engajar os alunos em um processo de aprendizagem, com o auxílio de três experimentos didáticos: a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes. A partir desses experimentos foi possível motivar uma discussão sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz. Uma oficina sobre a Transdisciplinaridade foi também realizada com o intuito de discutir a lógica do terceiro incluído, uma lógica que se adequa ao fato da luz se comportar como onda e como partícula. As análises dos dados permitiram as seguintes conclusões: (i) as concepções prévias dos estudantes da Licenciatura em Física da UFRPE acerca do Princípio da Dualidade da Luz eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal Princípio e (ii) os três experimentos propostos e a oficina sobre a Transdisciplinaridade, realizadas durante o Ciclo da Experiência Kellyana, contribuíram para que os estudantes tivessem uma maior compreensão do Princípio da Dualidade da Luz.
Palavras Chave
Transdisciplinaridade; Princípio da Dualidade; Luz

Classificações

Nível escolar
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Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno