Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz
Título
Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz
Pensamento transdisciplinar: uma abordagem para compreensão do princípio da dualidade da luz
Educação nas Ciências
Autor
Paulo Fernando Lima de Souza
Paulo Fernando Lima de Souza
Orientação
Romildo Albuquerque Nogueira
Romildo Albuquerque Nogueira
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Departamento de Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar, numa turma de alunos da Licenciatura em Física da UFRPE, se o pensamento transdisciplinar pode contribuir para a compreensão do Princípio da Dualidade da Luz. A metodologia empregada foi o Ciclo da Experiência de Kelly, que teve a perspectiva de engajar os alunos em um processo de aprendizagem, com o auxílio de três experimentos didáticos: a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes. A partir desses experimentos foi possível motivar uma discussão sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz. Uma oficina sobre a Transdisciplinaridade foi também realizada com o intuito de discutir a lógica do terceiro incluído, uma lógica que se adequa ao fato da luz se comportar como onda e como partícula. As análises dos dados permitiram as seguintes conclusões: (i) as concepções prévias dos estudantes da Licenciatura em Física da UFRPE acerca do Princípio da Dualidade da Luz eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal Princípio e (ii) os três experimentos propostos e a oficina sobre a Transdisciplinaridade, realizadas durante o Ciclo da Experiência Kellyana, contribuíram para que os estudantes tivessem uma maior compreensão do Princípio da Dualidade da Luz.
O objetivo deste trabalho foi investigar, numa turma de alunos da Licenciatura em Física da UFRPE, se o pensamento transdisciplinar pode contribuir para a compreensão do Princípio da Dualidade da Luz. A metodologia empregada foi o Ciclo da Experiência de Kelly, que teve a perspectiva de engajar os alunos em um processo de aprendizagem, com o auxílio de três experimentos didáticos: a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes. A partir desses experimentos foi possível motivar uma discussão sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz. Uma oficina sobre a Transdisciplinaridade foi também realizada com o intuito de discutir a lógica do terceiro incluído, uma lógica que se adequa ao fato da luz se comportar como onda e como partícula. As análises dos dados permitiram as seguintes conclusões: (i) as concepções prévias dos estudantes da Licenciatura em Física da UFRPE acerca do Princípio da Dualidade da Luz eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal Princípio e (ii) os três experimentos propostos e a oficina sobre a Transdisciplinaridade, realizadas durante o Ciclo da Experiência Kellyana, contribuíram para que os estudantes tivessem uma maior compreensão do Princípio da Dualidade da Luz.
Palavras Chave
Transdisciplinaridade; Princípio da Dualidade; Luz
Transdisciplinaridade; Princípio da Dualidade; Luz
Classificações
Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
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Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno
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