O ensino de Ciências Naturais numa perspectiva ecológico-ambiental: a concepção de natureza nos livros didáticos

Título
O ensino de Ciências Naturais numa perspectiva ecológico-ambiental: a concepção de natureza nos livros didáticos
Autor
Pedro de Souza
Orientação
Arden Zylbersztajn
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1997
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Os livros didáticos de Ciências Naturais destinados aos alunos de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental. Três coleções destes manuais constituíram a amostra investigada. A análise pressupõe uma estreita ligação entre a concepção de natureza predominante em nossa modernidade, o modelo de relação sociedade-natureza que ela orienta e a chamada crise ecológico-ambiental. São caracterizadas as concepções de natureza vigente nos distintos períodos do pensamento ocidental, culminando com aquela estabelecida pelo advento da modernidade com o intuito de destacar aspectos relevantes que corroboram para esta crise. Estas características articuladas com posições presentes no debate contemporâneo forneceram elementos que permitiram identificar a concepção de natureza subjacente nos livros didáticos da amostra. Argumenta-se em favor da necessidade de uma contribuição do ensino de ciências naturais para uma melhor compreensão da crise ecológico-ambiental, destacando o papel fundamental da veiculação de uma concepção de natureza que incorpore os novos valores apontados por este debate da contemporaneidade.
Palavras Chave
livro didático, concepção de natureza, ecologia, crise ecológico-ambiental.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Recursos Didáticos