O ensino de Ciências Naturais numa perspectiva ecológico-ambiental: a concepção de natureza nos livros didáticos
Título
O ensino de Ciências Naturais numa perspectiva ecológico-ambiental: a concepção de natureza nos livros didáticos
O ensino de Ciências Naturais numa perspectiva ecológico-ambiental: a concepção de natureza nos livros didáticos
Autor
Pedro de Souza
Pedro de Souza
Orientação
Arden Zylbersztajn
Arden Zylbersztajn
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
1997
1997
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Os livros didáticos de Ciências Naturais destinados aos alunos de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental. Três coleções destes manuais constituíram a amostra investigada. A análise pressupõe uma estreita ligação entre a concepção de natureza predominante em nossa modernidade, o modelo de relação sociedade-natureza que ela orienta e a chamada crise ecológico-ambiental. São caracterizadas as concepções de natureza vigente nos distintos períodos do pensamento ocidental, culminando com aquela estabelecida pelo advento da modernidade com o intuito de destacar aspectos relevantes que corroboram para esta crise. Estas características articuladas com posições presentes no debate contemporâneo forneceram elementos que permitiram identificar a concepção de natureza subjacente nos livros didáticos da amostra. Argumenta-se em favor da necessidade de uma contribuição do ensino de ciências naturais para uma melhor compreensão da crise ecológico-ambiental, destacando o papel fundamental da veiculação de uma concepção de natureza que incorpore os novos valores apontados por este debate da contemporaneidade.
Os livros didáticos de Ciências Naturais destinados aos alunos de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental. Três coleções destes manuais constituíram a amostra investigada. A análise pressupõe uma estreita ligação entre a concepção de natureza predominante em nossa modernidade, o modelo de relação sociedade-natureza que ela orienta e a chamada crise ecológico-ambiental. São caracterizadas as concepções de natureza vigente nos distintos períodos do pensamento ocidental, culminando com aquela estabelecida pelo advento da modernidade com o intuito de destacar aspectos relevantes que corroboram para esta crise. Estas características articuladas com posições presentes no debate contemporâneo forneceram elementos que permitiram identificar a concepção de natureza subjacente nos livros didáticos da amostra. Argumenta-se em favor da necessidade de uma contribuição do ensino de ciências naturais para uma melhor compreensão da crise ecológico-ambiental, destacando o papel fundamental da veiculação de uma concepção de natureza que incorpore os novos valores apontados por este debate da contemporaneidade.
Palavras Chave
livro didático, concepção de natureza, ecologia, crise ecológico-ambiental.
livro didático, concepção de natureza, ecologia, crise ecológico-ambiental.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos