Trilhas Temáticas no Ensino de Ciências: explorando os recursos hídricos

Título
Trilhas Temáticas no Ensino de Ciências: explorando os recursos hídricos
Autor
Rosa Maria Soares de Souza
Orientação
Antonio Batista Pereira
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A Trilha Temática no Ensino de Ciências: explorando os Recursos Hídricos, foi realizada em 2005 no Parque Getúlio Vargas, (Capão do Corvo) Canoas/RS, fundamentou-se nos conteúdos relacionadas ao estudo sobre a água desenvolvidos na 5ª série do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo principal, proporcionar aos alunos um conjunto de situações e experiências vivenciadas em uma Trilha Temática, relacionando as atividades práticas desenvolvidas no Parque com os conteúdos propostos em sala de aula. Os diferentes pontos, com diferentes atividades foram interligados dentro de uma Trilha Temática e explorados conforme planejamento. Estas atividades propiciaram uma visão integrada da dimensão ambiental, através de aulas práticas em contato com a natureza levando à compreensão dos elementos e a sua interdependência. Considerando-se estes aspectos, verificou-se que a teoria cognitiva indicou a influência do meio no sentido de limitar ou acelerar o desenvolvimento máximo de cada sujeito, possibilitando sua transformação através das capacidades de compreensão e criatividade, pois nos Instrumentos de Coleta de Dados - ICD 1,2 e 3 pode-se constatar um enriquecimento na aprendizagem, de 69,2% a 80,8% nas respostas sobre erosão, chegando a 88,5%, sobre a vegetação em torno dos recursos hídricos, destacandose ainda que 80,8% dos alunos acreditam que a participação em campo contribui para despertar maior interesse diante das observações feitas no local, despertando em 88,5% uma reflexão sobre a problematização dos recursos naturais, constatase que houve uma valorização da aprendizagem quando os alunos puderam vivenciar situações concretas sobre o meio ambiente. Pode-se dizer que a Trilha Temática sobre água realizada nesse trabalho propiciou aos alunos contato direto com a natureza, tornando a aprendizagem mais significativa através da exploração prática dos conteúdos.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Recursos Didáticos