Análise de metodologia baseada no sistema de ensino individualizado de Fred Keller num curso introdutório de eletromagnetismo.
Título
Análise de metodologia baseada no sistema de ensino individualizado de Fred Keller num curso introdutório de eletromagnetismo.
Análise de metodologia baseada no sistema de ensino individualizado de Fred Keller num curso introdutório de eletromagnetismo.
Autor
Sandro Aléssio Vidal de Souza
Sandro Aléssio Vidal de Souza
Orientação
Danilo Teixeira Alves
Danilo Teixeira Alves
Instituição
UFPA
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Belém/PA
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Apesar de fundamentais para a aprendizagem, o estímulo à postura ativa do aluno (versus o de apenas ouvinte), o respeito ao ritmo individual de aprendizagem, as avaliações formativas e o provimento de feedback sistemático ao aluno, estão freqüentemente fora das salas de aula nas escolas e universidades. Uma estratégia para trazer tais características para as salas de aula é através do ensino individualizado. Uma das estratégias de ensino individualizado mais documentadas e aplicadas é Sistema Personalizado de Instrução (SPI) de Fred S. Keller. Intensamente usado na década de 70, sobre o SPI milhares de artigos foram publicados, provendo extensa evidência empírica sobre os seus resultados, os quais, em geral, são superiores a outras formas de ensino. Apesar disto, a aplicação do método entrou em declínio na década de 80. Dentre as razões, podemos destacar a quantidade de esforço inicial necessário para se construir um curso de acordo com o SPI, a possível resistência por parte dos professores e educadores devido à mudança do papel do professor de transmissor do conhecimento para orientador, a logística necessária para prover feedback sistemático aos alunos. Vale ressaltar que, independente de quais fatores contribuíram para o declínio na utilização do SPI, a ineficiência em melhorar a aprendizagem e o desempenho dos alunos não faz parte deles. Neste trabalho, analisamos uma metodologia de ensino individualizado baseada no SPI de Keller, experimentada no contexto de um curso introdutório de eletromagnetismo para alunos de Física do terceiro semestre letivo da Universidade Federal do Pará (UFPA). A metodologia foi feita a partir de adaptações ao SPI, levando em conta as características específicas da disciplina (cujas avaliações envolvem cálculos relativamente longos, ricos em detalhes, cuja correção requer tempo) e a ausência de monitores para prover correções e dar feedback aos estudantes. Obtivemos indícios de que, apesar das modificações introduzidas, a aplicação desta metodologia poder trazer vários dos resultados positivos obtidos com a aplicação do SPI de Keller.
Apesar de fundamentais para a aprendizagem, o estímulo à postura ativa do aluno (versus o de apenas ouvinte), o respeito ao ritmo individual de aprendizagem, as avaliações formativas e o provimento de feedback sistemático ao aluno, estão freqüentemente fora das salas de aula nas escolas e universidades. Uma estratégia para trazer tais características para as salas de aula é através do ensino individualizado. Uma das estratégias de ensino individualizado mais documentadas e aplicadas é Sistema Personalizado de Instrução (SPI) de Fred S. Keller. Intensamente usado na década de 70, sobre o SPI milhares de artigos foram publicados, provendo extensa evidência empírica sobre os seus resultados, os quais, em geral, são superiores a outras formas de ensino. Apesar disto, a aplicação do método entrou em declínio na década de 80. Dentre as razões, podemos destacar a quantidade de esforço inicial necessário para se construir um curso de acordo com o SPI, a possível resistência por parte dos professores e educadores devido à mudança do papel do professor de transmissor do conhecimento para orientador, a logística necessária para prover feedback sistemático aos alunos. Vale ressaltar que, independente de quais fatores contribuíram para o declínio na utilização do SPI, a ineficiência em melhorar a aprendizagem e o desempenho dos alunos não faz parte deles. Neste trabalho, analisamos uma metodologia de ensino individualizado baseada no SPI de Keller, experimentada no contexto de um curso introdutório de eletromagnetismo para alunos de Física do terceiro semestre letivo da Universidade Federal do Pará (UFPA). A metodologia foi feita a partir de adaptações ao SPI, levando em conta as características específicas da disciplina (cujas avaliações envolvem cálculos relativamente longos, ricos em detalhes, cuja correção requer tempo) e a ausência de monitores para prover correções e dar feedback aos estudantes. Obtivemos indícios de que, apesar das modificações introduzidas, a aplicação desta metodologia poder trazer vários dos resultados positivos obtidos com a aplicação do SPI de Keller.
Palavras Chave
Sistema Personalizado de Instrução, Fred S. Keller.
Sistema Personalizado de Instrução, Fred S. Keller.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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