Uma aplicação de recursos de mídia eletrônica no ensino da física: eletrodinâmica.
Título
Uma aplicação de recursos de mídia eletrônica no ensino da física: eletrodinâmica.
Uma aplicação de recursos de mídia eletrônica no ensino da física: eletrodinâmica.
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Wagner de Souza
Wagner de Souza
Orientação
Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso
Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso
Instituição
CEFET-RJ
CEFET-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Uma revolução do audiovisual na escola vem sendo anunciada há muitos anos, porém, ainda hoje, apesar dos avanços da última década, tais recursos não vêm sendo utilizados plenamente na educação, especialmente no Ensino de Física. Para minimizar este problema, propõe-se neste trabalho, a construção e aplicação de um material didático baseado na edição de vídeo e na animação de computador, dentro de uma metodologia adequada à realidade das escolas brasileiras. Com base no avanço da tecnologia de digitalização de vídeo e na popularização de softwares de animação espera-se que este trabalho ajude o educador do Ensino Médio, tanto na elaboração de ferramentas como na aplicação desses recursos como auxiliadores da aprendizagem. Concentram-se aqui esforços em três etapas: na construção do material didático, na sua aplicação e na avaliação de sua eficiência. Na primeira etapa descreve-se a digitalização e a edição de filmes de cinema com o software Adobe Premiere, especificamente uma cena do filme 007 contra Goldfinger, e sua transformação em material didático para as aulas em Eletrodinâmica. A segunda e terceira etapas foram realizadas nas dependências do CEFET/RJ na Unidade de Nova Iguaçu durante o ano de 2006 com uma turma da 3a. série do ensino médio. A metodologia consiste na problematização em sala de aula dos temas envolvidos no filmes (problemas abertos) e na análise dos conceitos físicos e seus desdobramentos. A partir das ideias contidas no vídeo foi construída uma animação Macromedia Flash que visa a melhor visualização dos conceitos. Para o estudo do tema foi desenvolvida ainda uma segunda animação, também em Flash, destinada a uma "€œprática virtual"€ em laboratório de informática, na qual os alunos realizaram medições, registraram dados, montaram tabelas e construíram gráficos. Essa prática destinou-se à demonstração da Lei de Ohm. Os resultados da aprendizagem, baseadas nos objetivos dos PCN, foram comparados entre a turma de teste e uma segunda turma em que os recursos de mídia não foram usados.
Uma revolução do audiovisual na escola vem sendo anunciada há muitos anos, porém, ainda hoje, apesar dos avanços da última década, tais recursos não vêm sendo utilizados plenamente na educação, especialmente no Ensino de Física. Para minimizar este problema, propõe-se neste trabalho, a construção e aplicação de um material didático baseado na edição de vídeo e na animação de computador, dentro de uma metodologia adequada à realidade das escolas brasileiras. Com base no avanço da tecnologia de digitalização de vídeo e na popularização de softwares de animação espera-se que este trabalho ajude o educador do Ensino Médio, tanto na elaboração de ferramentas como na aplicação desses recursos como auxiliadores da aprendizagem. Concentram-se aqui esforços em três etapas: na construção do material didático, na sua aplicação e na avaliação de sua eficiência. Na primeira etapa descreve-se a digitalização e a edição de filmes de cinema com o software Adobe Premiere, especificamente uma cena do filme 007 contra Goldfinger, e sua transformação em material didático para as aulas em Eletrodinâmica. A segunda e terceira etapas foram realizadas nas dependências do CEFET/RJ na Unidade de Nova Iguaçu durante o ano de 2006 com uma turma da 3a. série do ensino médio. A metodologia consiste na problematização em sala de aula dos temas envolvidos no filmes (problemas abertos) e na análise dos conceitos físicos e seus desdobramentos. A partir das ideias contidas no vídeo foi construída uma animação Macromedia Flash que visa a melhor visualização dos conceitos. Para o estudo do tema foi desenvolvida ainda uma segunda animação, também em Flash, destinada a uma "€œprática virtual"€ em laboratório de informática, na qual os alunos realizaram medições, registraram dados, montaram tabelas e construíram gráficos. Essa prática destinou-se à demonstração da Lei de Ohm. Os resultados da aprendizagem, baseadas nos objetivos dos PCN, foram comparados entre a turma de teste e uma segunda turma em que os recursos de mídia não foram usados.
Palavras Chave
eletrodinâmica, filme, informática, TICs.
eletrodinâmica, filme, informática, TICs.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
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