O museu como espaço educativo: uma proposta metodológica para o Museu Oceanográfico Univali.

Título
O museu como espaço educativo: uma proposta metodológica para o Museu Oceanográfico Univali.
Educação
Autor
Alessandra Silva Correia Soto
Orientação
Antonio Fernando Silveira Guerra
Instituição
UNIVALI
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Mestrado Acadêmico em Educação
Ano
2008
Cidade / UF
Itajaí/SC
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O museu instituição sem fins lucrativos com propósitos de pesquisa, educação e lazer comprometido com o processo educacional, desempenha uma ação cultural e educativa no âmbito da educação formal, não-formal e informal, apresentando ao indivíduo o patrimônio cultural de que é herdeiro e da sua capacidade de utilizá-lo e criá-lo. Os museus de ciências, além de desempenharem um papel fundamental na divulgação da Ciência, têm funções essenciais, como passar de uma concepção mais passiva do público para uma concepção de interatividade dinâmica do visitante com os experimentos e experiências que o museu exibe. A lógica do aprender fazendo substitui a fórmula da aprendizagem contemplativa. O fato de esses museus serem vivos é que os diferencia dos museus do século passado, que simplesmente exibiam objetos usados pela Ciência ou pela indústria. O museu como agência de educação informal, ou mesmo como um ecossistema educativo (CANDAU, 2000), pode realizar uma aproximação interativa com a sociedade, estimulando as diversas formas de percepção dos indivíduos. O objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de Programa Educativo para o Museu Oceanográfico UNIVALI, em Itajaí/SC. Quanto à metodologia, o trabalhou utilizou a pesquisa descritiva no formato survey tipo transversal. Os critérios utilizados para a escolha das instituições seguiram duas condições: serem museus possuírem acervos e terem caráter de popularização e divulgação da Ciência no Brasil. Na primeira etapa da pesquisa foi realizado o levantamento dos três museus selecionados, utilizando-se de material bibliográfico e de divulgação, além da consulta aos sítios institucionais disponíveis na Internet. Para a segunda etapa, foi encaminhado para os responsáveis pelos setores educativos dos museus um questionário abrangendo informações sobre dados institucionais, caracterização física, acervo, programas educativos, públicos, recursos humanos e orçamento. A terceira etapa da pesquisa consistiu na tabulação das informações com ênfase nas atividades dos programas dos museus. Finalmente na quarta etapa foi realizado o planejamento do Programa Educativo do Museu Oceanográfico UNIVALI. A proposta incorpora elementos da abordagem crítica na educação, resguardando, no entanto, a complementaridade, mas também as especificidades entre a educação formal e a não-formal que ocorre nos museus de Ciência e tecnologia. Aponta também para a capacidade de o visitante integrar informações e processá- las, cabendo ao educador do museu planejar situações de aprendizagem em que os conteúdos e os métodos sejam coerentes com o desenvolvimento de compreensão de cada grupo. Numa sociedade complexa como a brasileira, rica em manifestações culturais diversificadas, o papel dos museus é de fundamental importância para a valorização do patrimônio cultural como dispositivo estratégico de aprimoramento dos processos democráticos. Para cumprir seu papel no processo educativo, o museu pode ser e estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento.
Palavras Chave
museus, educação ambiental, educação patrimonial, Museu Oceanográfico UNIVALI.

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