Sexualidade e adolescência: reflexões acerca da educação sexual na escola

Título
Sexualidade e adolescência: reflexões acerca da educação sexual na escola
Autor
Regina Henriqueta Lago Spitzener
Orientação
Solange Franci Raimundo Yaegashi
Instituição
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Ano
2005
Cidade / UF
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente trabalho é de natureza essencialmente teórica e tem por objetivo realizar um estudo sobre a sexualidade e a adolescência ao longo dos tempos, bem como efetuar algumas reflexões acerca da Orientação Sexual enquanto Tema Transversal instituído pelos Parâmetros Curriculares Nacionais nas escolas. Para tanto, foi realizada uma retrospectiva histórica da sexualidade desde os tempos primórdios até nossos dias, definindo as práticas, os mecanismos de representação, significação e controle da sexualidade, visando mostrar como estas influenciaram a cultura sexual que afeta nosso dia-a-dia. Buscou-se ainda abordar o adolescente e as mudanças físicas e sócio-afetivas decorrentes desse processo evolutivo já que a adolescência é uma fase de descobertas e experimentações em relação ao sexo e outros aspectos da vida. Por fim, procurou-se tecer algumas reflexões acerca da Orientação Sexual nas escolas, tendo em vista a história da sexualidade e o comportamento dos adolescentes no mundo atual. Ao fazer com que os adolescentes falem sobre sexo, a escola aumenta o controle sobre os indivíduos através de metodologias e práticas que visam produzir sujeitos autodisciplinados no que se refere à maneira de viver sua sexualidade. O objetivo único da Orientação Sexual nas escolas preconizado pelos PCNs é a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o controle da gravidez precoce, estabelecendo mudanças no modo de ser dos indivíduos e dando novos sentidos aos desejos, prazeres, sentimentos e sonhos dos adolescentes. Por outro lado, muitos professores sentem-se despreparados e inseguros para tratar de questões sobre a sexualidade além de muitos carregarem tabus e valores que lhes foram transmitidos, influenciando a prática pedagógica com julgamentos moralistas e preconceituosos. Dessa forma, chegou-se à conclusão que a escola ao orientar seus alunos deve fazê-lo não somente apresentando-lhes questões biológico-reprodutivas, médicohigienistas e preventivas ou de cunho moral, espiritual ou mística. A escola deve formar adolescentes conscientes, críticos, emancipados despertando-lhes a consciência de si e do outro e reconhecendo como lícito o direito ao prazer e à felicidade. Paralelamente, é fundamental que os professores, além da formação inicial (licenciatura), tenham uma formação continuada (cursos de especialização, cursos de aperfeiçoamento, grupos de estudo etc.) que possa garantir-lhes subsídios para o desempenho de seu papel em consonância com as necessidades dos alunos, da escola e da sociedade.
Palavras Chave
Adolescência; Orientação Sexual; Parâmetros Curriculares Nacionais.

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil, Geral
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas