Concepções de estudantes do ensino médio sobre a nutrição vegetal.

Título
Concepções de estudantes do ensino médio sobre a nutrição vegetal.
Autor
Neusa Elisa Carignato Sposito
Orientação
Ana Maria de Andrade Caldeira
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2001
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esta pesquisa refere-se, prioritariamente, às concepções alternativas (idéias sobre conceitos científicos que são diferentes daquelas apresentadas pela ciência) de estudantes do ensino médio acerca da nutrição vegetal, em seus aspectos centrais: fotossíntese, nutrição mineral e respiração celular e, em caráter secundário, às suas idéias a respeito da alimentação e respiração de peixe, fungo, ser humano e minhoca. A coleta de dados foi realizada através de um questionário investigativo, com 13 questões abertas e 2 questões fechadas, aplicado em 309 estudantes de 11 escolas. Os resultados obtidos evidenciaram a existência de concepções alternativas acerca da nutrição vegetal entre os estudantes. Alguns fatores capazes de contribuir para a ocorrência dessas concepções alternativas, são: a ausência de um modelo de nutrição vegetal, o currículo, os livros didáticos, a formação dos professores, a forma como os meios de comunicação tratam esse tema. Embora os indícios sejam fortes, somente pesquisas específicas sobre cada um desses aspectos poderão comprová-los. Sugere-se a produção de subsídios para auxiliar professores e alunos de ciências e biologia no ensino e aprendizagem da nutrição vegetal e das possíveis concepções alternativas relacionadas a ela.
Palavras Chave
Concepções Alternativas; Respiração; Fotossíntese; Nutrição Vegetal.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno