Concepções de estudantes do ensino médio sobre a nutrição vegetal.
Título
Concepções de estudantes do ensino médio sobre a nutrição vegetal.
Concepções de estudantes do ensino médio sobre a nutrição vegetal.
Autor
Neusa Elisa Carignato Sposito
Neusa Elisa Carignato Sposito
Orientação
Ana Maria de Andrade Caldeira
Ana Maria de Andrade Caldeira
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esta pesquisa refere-se, prioritariamente, às concepções alternativas (idéias sobre conceitos científicos que são diferentes daquelas apresentadas pela ciência) de estudantes do ensino médio acerca da nutrição vegetal, em seus aspectos centrais: fotossíntese, nutrição mineral e respiração celular e, em caráter secundário, às suas idéias a respeito da alimentação e respiração de peixe, fungo, ser humano e minhoca. A coleta de dados foi realizada através de um questionário investigativo, com 13 questões abertas e 2 questões fechadas, aplicado em 309 estudantes de 11 escolas. Os resultados obtidos evidenciaram a existência de concepções alternativas acerca da nutrição vegetal entre os estudantes. Alguns fatores capazes de contribuir para a ocorrência dessas concepções alternativas, são: a ausência de um modelo de nutrição vegetal, o currículo, os livros didáticos, a formação dos professores, a forma como os meios de comunicação tratam esse tema. Embora os indícios sejam fortes, somente pesquisas específicas sobre cada um desses aspectos poderão comprová-los. Sugere-se a produção de subsídios para auxiliar professores e alunos de ciências e biologia no ensino e aprendizagem da nutrição vegetal e das possíveis concepções alternativas relacionadas a ela.
Esta pesquisa refere-se, prioritariamente, às concepções alternativas (idéias sobre conceitos científicos que são diferentes daquelas apresentadas pela ciência) de estudantes do ensino médio acerca da nutrição vegetal, em seus aspectos centrais: fotossíntese, nutrição mineral e respiração celular e, em caráter secundário, às suas idéias a respeito da alimentação e respiração de peixe, fungo, ser humano e minhoca. A coleta de dados foi realizada através de um questionário investigativo, com 13 questões abertas e 2 questões fechadas, aplicado em 309 estudantes de 11 escolas. Os resultados obtidos evidenciaram a existência de concepções alternativas acerca da nutrição vegetal entre os estudantes. Alguns fatores capazes de contribuir para a ocorrência dessas concepções alternativas, são: a ausência de um modelo de nutrição vegetal, o currículo, os livros didáticos, a formação dos professores, a forma como os meios de comunicação tratam esse tema. Embora os indícios sejam fortes, somente pesquisas específicas sobre cada um desses aspectos poderão comprová-los. Sugere-se a produção de subsídios para auxiliar professores e alunos de ciências e biologia no ensino e aprendizagem da nutrição vegetal e das possíveis concepções alternativas relacionadas a ela.
Palavras Chave
Concepções Alternativas; Respiração; Fotossíntese; Nutrição Vegetal.
Concepções Alternativas; Respiração; Fotossíntese; Nutrição Vegetal.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno