Atualização curricular e ensino de Física na escola média.
Título
Atualização curricular e ensino de Física na escola média.
Atualização curricular e ensino de Física na escola média.
Autor
Dulce Maria Strieder
Dulce Maria Strieder
Orientação
Eduardo Adolfo Terrazzan
Eduardo Adolfo Terrazzan
Instituição
UFSM
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A educação de nível médio está sendo rediscutida no Brasil, no sentido da alteração de objetivos, conteúdos e metodologias a serem adotadas. No entanto, estas discussões têm colaborado pouco para a melhoria da aprendizagem dos alunos deste nível de ensino. Particularmente, os conteúdos programáticos da disciplina de Física no nível médio, sofreram poucas alterações nas últimas décadas, restringindo-se ao estudo de conceitos, leis e modelos desenvolvidos na ciência Física entre os séculos XVII e XIX. Estes conteúdos dificultam a compreensão da Física como um todo e suas relações com aspectos sociais e metodológicos. A partir destas constatações percebemos a necessidade de uma reflexão mais aprofundada a cerca dos currículos de Física de forma geral e, mais especificamente, dos conteúdos neles trabalhados. Organizamos um grupo de trabalho, formado por professores de Física de escolas públicas da cidade de Santa Maria/RS, por pesquisadores em ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria e por acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Licenciatura em Física da mesma instituição. Como meta principal apontamos a caracterização do processo de interação entre a equipe da universidade e os professores das escolas, visando a promoção de alterações curriculares voltadas a inversão de conteúdos de Física Moderna no ensino médio. A atuação conjunta entre pesquisadores da área de ensino de Física e professores do ensino médio permitiu não só a atualização dos mesmos, como a introdução de novos conteúdos e estratégias de ensino em suas aulas. Neste trabalho apresentamos e discutimos o processo vivenciado junto a este grupo de trabalho.
A educação de nível médio está sendo rediscutida no Brasil, no sentido da alteração de objetivos, conteúdos e metodologias a serem adotadas. No entanto, estas discussões têm colaborado pouco para a melhoria da aprendizagem dos alunos deste nível de ensino. Particularmente, os conteúdos programáticos da disciplina de Física no nível médio, sofreram poucas alterações nas últimas décadas, restringindo-se ao estudo de conceitos, leis e modelos desenvolvidos na ciência Física entre os séculos XVII e XIX. Estes conteúdos dificultam a compreensão da Física como um todo e suas relações com aspectos sociais e metodológicos. A partir destas constatações percebemos a necessidade de uma reflexão mais aprofundada a cerca dos currículos de Física de forma geral e, mais especificamente, dos conteúdos neles trabalhados. Organizamos um grupo de trabalho, formado por professores de Física de escolas públicas da cidade de Santa Maria/RS, por pesquisadores em ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria e por acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Licenciatura em Física da mesma instituição. Como meta principal apontamos a caracterização do processo de interação entre a equipe da universidade e os professores das escolas, visando a promoção de alterações curriculares voltadas a inversão de conteúdos de Física Moderna no ensino médio. A atuação conjunta entre pesquisadores da área de ensino de Física e professores do ensino médio permitiu não só a atualização dos mesmos, como a introdução de novos conteúdos e estratégias de ensino em suas aulas. Neste trabalho apresentamos e discutimos o processo vivenciado junto a este grupo de trabalho.
Palavras Chave
Currículo de Física, Conteúdos Programáticos.
Currículo de Física, Conteúdos Programáticos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas