Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção.
Título
Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção.
Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção.
Ensino de Ciências: Modalidade Física
Autor
Adriano Marcus Stuchi
Adriano Marcus Stuchi
Orientação
Norberto Cardoso Ferreira
Norberto Cardoso Ferreira
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A proposta desse trabalho é a de analisar e intervir numa exposição de Termodinâmica da Estação Ciência. Recorremos à investigação da linguagem dos monitores da Estação Ciência na explicação dos experimentos para ajudar no aperfeiçoamento da exposição. Utilizamos e analisamos alguns instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Museus e Centros de Ciência fundamentados em Vygotsky e em cálculos estatísticos. Os resultados dessa pesquisa levam à consideração de três aspectos fundamentais: -A importância dos monitores numa exposição científica e seu contínuo treinamento; -A necessidade de aprimoramento da exposição num processo de avaliação que busque melhores resultados de aprendizagem; - Visitas escolares programadas aos Museus e Centros de Ciência poder ser um fator muito importante para aumentar o interesse de alunos pelas exposições e para tornar mais significativa a aprendizagem nesses ambientes.
A proposta desse trabalho é a de analisar e intervir numa exposição de Termodinâmica da Estação Ciência. Recorremos à investigação da linguagem dos monitores da Estação Ciência na explicação dos experimentos para ajudar no aperfeiçoamento da exposição. Utilizamos e analisamos alguns instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Museus e Centros de Ciência fundamentados em Vygotsky e em cálculos estatísticos. Os resultados dessa pesquisa levam à consideração de três aspectos fundamentais: -A importância dos monitores numa exposição científica e seu contínuo treinamento; -A necessidade de aprimoramento da exposição num processo de avaliação que busque melhores resultados de aprendizagem; - Visitas escolares programadas aos Museus e Centros de Ciência poder ser um fator muito importante para aumentar o interesse de alunos pelas exposições e para tornar mais significativa a aprendizagem nesses ambientes.
Palavras Chave
Termodinâmica, Museus.
Termodinâmica, Museus.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar