A Elaboração de Propostas Educacionais no Ensino-Aprendizagem de Física: possibilidades e desafios para a formação de professores.

Título
A Elaboração de Propostas Educacionais no Ensino-Aprendizagem de Física: possibilidades e desafios para a formação de professores.
Autor
Noemi Sutil
Orientação
Rejane Aurora Mion
Instituição
UEPG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Ponta Grossa/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir algumas possibilidades e desafios para a formação de professores de Física com a elaboração de propostas educacionais. A proposta educacional é apresentada como obra negociada; em um processo de problematização de conceitos e práticas com a vivência da investigação-ação educacional de perspectiva emancipatória; tendo como base a teoria crítica da educação; os aspectos epistemológicos e sociológicos negociados na elaboração de propostas educacionais são especificados e analisados. A pesquisa foi desenvolvida no quarto e quinto anos do curso de Licenciatura em Física; nas disciplinas Metodologia e Prática de Ensino de Física I e II; anos de 2004 e 2005; na Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. A concepção de pesquisa utilizada foi a investigação-ação educacional de perspectiva emancipatória; sendo que para a coleta e análise dos dados foram seguidos os preceitos de abordagem etnográfica. Os dados foram coletados por meio de observações diretas: registros escritos em “diário de campo”; seguindo um roteiro; e gravações em áudio; trabalhos escritos elaborados pelos alunos de graduação também foram utilizados na análise de dados. A análise de dados foi realizada conforme roteiro e utilizando a análise das negociações entre aspectos epistemológicos e sociológicos. As possibilidades discutidas são: a utilização da análise das negociações como ferramenta para proposição de interpretações e o desenvolvimento de concepção de ciência em construção. Os principais desafios apresentados são: a efetivação do trabalho coletivo e colaborativo no processo de ensino-aprendizagem; a necessidade de estruturas no ensino médio e superior para a elaboração de propostas educacionais e a passagem de uma percepção ingênua para uma percepção crítica a partir da discussão adequada dos conhecimentos de Física.
Palavras Chave
Formação de Professores, Ensino-Aprendizagem - Ensino de Física.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores