Os microcomputadores no ensino: o ponto de vista dos alunos.
Título
Os microcomputadores no ensino: o ponto de vista dos alunos.
Os microcomputadores no ensino: o ponto de vista dos alunos.
Autor
Armando Massao Tagiku
Armando Massao Tagiku
Orientação
Maria Regina Dubeaux Kawamura
Maria Regina Dubeaux Kawamura
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2001
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Muito tem sido discutido sobre a utilização de microcomputadores no ensino, incluindo motivos, propostas e formas para isso. Paralelamente, pouco se comenta a respeito sobre o ponto de vista dos alunos a esse respeito. Esse trabalho procura investigar as idéias e concepções dos alunos acerca da presença e do uso de microcomputadores em seu cotidiano, na escola e, mais especificamente, no ensino de Física. Para isso, foram realizadas pesquisas, através de questionários, em dois momentos distintos (1998 e 2000), ambas envolvendo alunos do ensino médio da rede pública de São Paulo. Além disso, foi desenvolvida uma atividade, com a utilização de um hipertexto e de um texto impresso, em aulas de Física, comparando-se o desempenho dos alunos nessas situações. Nas condições da pesquisa realizada, os resultados parecem indicar que os alunos não reconhecem o espaço dos microcomputadores no ensino, nem apresentam melhor desempenho com esse instrumento. Além disso, embora atentos para a presença dos microcomputadores em seu dia-a-dia, têm uma compreensão limitada de suas funções, processos envolvidos e limitações, indicando a necessidade de um tratamento da própria informática como objeto de estudo do ensino médio.
Muito tem sido discutido sobre a utilização de microcomputadores no ensino, incluindo motivos, propostas e formas para isso. Paralelamente, pouco se comenta a respeito sobre o ponto de vista dos alunos a esse respeito. Esse trabalho procura investigar as idéias e concepções dos alunos acerca da presença e do uso de microcomputadores em seu cotidiano, na escola e, mais especificamente, no ensino de Física. Para isso, foram realizadas pesquisas, através de questionários, em dois momentos distintos (1998 e 2000), ambas envolvendo alunos do ensino médio da rede pública de São Paulo. Além disso, foi desenvolvida uma atividade, com a utilização de um hipertexto e de um texto impresso, em aulas de Física, comparando-se o desempenho dos alunos nessas situações. Nas condições da pesquisa realizada, os resultados parecem indicar que os alunos não reconhecem o espaço dos microcomputadores no ensino, nem apresentam melhor desempenho com esse instrumento. Além disso, embora atentos para a presença dos microcomputadores em seu dia-a-dia, têm uma compreensão limitada de suas funções, processos envolvidos e limitações, indicando a necessidade de um tratamento da própria informática como objeto de estudo do ensino médio.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos