Os microcomputadores no ensino: o ponto de vista dos alunos.

Título
Os microcomputadores no ensino: o ponto de vista dos alunos.
Autor
Armando Massao Tagiku
Orientação
Maria Regina Dubeaux Kawamura
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Muito tem sido discutido sobre a utilização de microcomputadores no ensino, incluindo motivos, propostas e formas para isso. Paralelamente, pouco se comenta a respeito sobre o ponto de vista dos alunos a esse respeito. Esse trabalho procura investigar as idéias e concepções dos alunos acerca da presença e do uso de microcomputadores em seu cotidiano, na escola e, mais especificamente, no ensino de Física. Para isso, foram realizadas pesquisas, através de questionários, em dois momentos distintos (1998 e 2000), ambas envolvendo alunos do ensino médio da rede pública de São Paulo. Além disso, foi desenvolvida uma atividade, com a utilização de um hipertexto e de um texto impresso, em aulas de Física, comparando-se o desempenho dos alunos nessas situações. Nas condições da pesquisa realizada, os resultados parecem indicar que os alunos não reconhecem o espaço dos microcomputadores no ensino, nem apresentam melhor desempenho com esse instrumento. Além disso, embora atentos para a presença dos microcomputadores em seu dia-a-dia, têm uma compreensão limitada de suas funções, processos envolvidos e limitações, indicando a necessidade de um tratamento da própria informática como objeto de estudo do ensino médio.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos