Análise do conteúdo sobre saúde bucal no material didático de ciências de 1ª a 4ª série de escolas de ensino fundamental de Araçatuba-SP
Título
Análise do conteúdo sobre saúde bucal no material didático de ciências de 1ª a 4ª série de escolas de ensino fundamental de Araçatuba-SP
Análise do conteúdo sobre saúde bucal no material didático de ciências de 1ª a 4ª série de escolas de ensino fundamental de Araçatuba-SP
Autor
Cláudio Tanaka
Cláudio Tanaka
Orientação
Suzely Adas Saliba Moimaz
Suzely Adas Saliba Moimaz
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Araçatuba/SP
Araçatuba/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar nos livros didáticos e apostilas adotados pelas escolas de Ensino Fundamental de Araçatuba - SP, na disciplina de Ciências, a existência e abrangência de informações referentes à saúde bucal, no total das escolas particulares e públicas. Foram analisados materiais de 40 escolas, sendo 23 públicas e 17 privadas, somando um total de 251 exemplares, sendo que desses apenas 27 continham conteúdo de saúde bucal. Realizando-se uma análise de conteúdo seguindo a temática simples, as seguintes categorias foram observadas: A. Relação saúde geral/saúde bucal; B. Importância dos dentes/saúde bucal; C. Higiene Dental; D. Instrumentos de Higiene Dental; E. Visitas ao dentista; F..Dieta; G. Cárie; H. Tipos de dentes; I. Tipos de dentição; J. Uso do flúor. O assunto mais abordado foi a higiene dental (n=22), seguido pela cárie (n=16). Os menos comentados são a relação entre saúde geral e bucal (n=3), e o uso do flúor (n=4). Concluise que ainda são poucos os livros de Ciências que apresentam conteúdo sobre saúde bucal, e que este, em geral, se apresenta fragmentado.
O objetivo deste estudo foi avaliar nos livros didáticos e apostilas adotados pelas escolas de Ensino Fundamental de Araçatuba - SP, na disciplina de Ciências, a existência e abrangência de informações referentes à saúde bucal, no total das escolas particulares e públicas. Foram analisados materiais de 40 escolas, sendo 23 públicas e 17 privadas, somando um total de 251 exemplares, sendo que desses apenas 27 continham conteúdo de saúde bucal. Realizando-se uma análise de conteúdo seguindo a temática simples, as seguintes categorias foram observadas: A. Relação saúde geral/saúde bucal; B. Importância dos dentes/saúde bucal; C. Higiene Dental; D. Instrumentos de Higiene Dental; E. Visitas ao dentista; F..Dieta; G. Cárie; H. Tipos de dentes; I. Tipos de dentição; J. Uso do flúor. O assunto mais abordado foi a higiene dental (n=22), seguido pela cárie (n=16). Os menos comentados são a relação entre saúde geral e bucal (n=3), e o uso do flúor (n=4). Concluise que ainda são poucos os livros de Ciências que apresentam conteúdo sobre saúde bucal, e que este, em geral, se apresenta fragmentado.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos