A Imagem Impressa e Ciência: ilustrações em livros didáticos de física (séculos XIX e XX)
Título
A Imagem Impressa e Ciência: ilustrações em livros didáticos de física (séculos XIX e XX)
A Imagem Impressa e Ciência: ilustrações em livros didáticos de física (séculos XIX e XX)
Autor
Luciano de Abreu Tavares
Luciano de Abreu Tavares
Orientação
Maria Helena Roxo Beltran
Maria Helena Roxo Beltran
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Sociais
Faculdade de Ciências Sociais
Ano
2005
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
No final do século XIX, ocorreram muitas mudanças na indústria gráfica. Destas mudanças, temos a utilização da xilogravura de topo para a impressão de imagens nítidas e detalhadas nos livros didáticos científicos, tornando-as mais reais e transmitindo a informação precisa. Assim, neste trabalho, analisaremos imagens impressas em livros didáticos de ciências publicados entre o final do século XIX e início do século XX focalizando interações entre as concepções científicas que se propunha expressar e as possibilidades da técnica usada em sua elaboração. Isto se apresenta como um tema instigante para nos permitir elegê-lo como um objeto de estudo que possibilita um diálogo entre a ciência e as artes gráficas. Abordaremos o tema a partir da análise das imagens impressas com base nas transformações ocorridas na indústria gráfica, entendendo o impacto e a influência que estas tiveram quanto à aplicação das imagens nos livros, levando em consideração a técnica para a elaboração de matrizes tipográficas - xilografia de topo -, bem como a migração das imagens dessas matrizes para outras publicações em diferentes editoras de diferentes países. Outro fator importante discutido neste trabalho será o realismo oferecido pelas matrizes tipográficas, levando em consideração a visão da ciência do século XIX, e a contribuição das imagens no ensino da ciência, numa época em que o positivismo era difundido no Brasil.
No final do século XIX, ocorreram muitas mudanças na indústria gráfica. Destas mudanças, temos a utilização da xilogravura de topo para a impressão de imagens nítidas e detalhadas nos livros didáticos científicos, tornando-as mais reais e transmitindo a informação precisa. Assim, neste trabalho, analisaremos imagens impressas em livros didáticos de ciências publicados entre o final do século XIX e início do século XX focalizando interações entre as concepções científicas que se propunha expressar e as possibilidades da técnica usada em sua elaboração. Isto se apresenta como um tema instigante para nos permitir elegê-lo como um objeto de estudo que possibilita um diálogo entre a ciência e as artes gráficas. Abordaremos o tema a partir da análise das imagens impressas com base nas transformações ocorridas na indústria gráfica, entendendo o impacto e a influência que estas tiveram quanto à aplicação das imagens nos livros, levando em consideração a técnica para a elaboração de matrizes tipográficas - xilografia de topo -, bem como a migração das imagens dessas matrizes para outras publicações em diferentes editoras de diferentes países. Outro fator importante discutido neste trabalho será o realismo oferecido pelas matrizes tipográficas, levando em consideração a visão da ciência do século XIX, e a contribuição das imagens no ensino da ciência, numa época em que o positivismo era difundido no Brasil.
Palavras Chave
Imagem; Impressão; Livros didáticos -- Ilustrações -- Séculos 19 e 20; Física; Ciência
Imagem; Impressão; Livros didáticos -- Ilustrações -- Séculos 19 e 20; Física; Ciência
Classificações
Nível escolar
Geral
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Foco Temático
História do Ensino de Ciências
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