O falado e o entendido: um estudo da linguagem química na sala de aula da percepção dos professores de sua importância para a aprendizagem dos alunos.
Título
O falado e o entendido: um estudo da linguagem química na sala de aula da percepção dos professores de sua importância para a aprendizagem dos alunos.
O falado e o entendido: um estudo da linguagem química na sala de aula da percepção dos professores de sua importância para a aprendizagem dos alunos.
Ensino das Ciências
Autor
Francimar Martins Teixeira
Francimar Martins Teixeira
Orientação
Rejane Martins Novais Barbosa
Rejane Martins Novais Barbosa
Instituição
UFPE
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2002
2002
/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A presente dissertação tem como foco principal à análise de discurso (AO) do professor de química investigando como ele percebe a importância da linguagem na sala de aula na construção de conceitos científicos. Procura também estudar um tipo específico de discurso, o discurso pedagógico (OP) utilizado pelo professor para ensinar conceitos químicos, verificando se existe coerência entre o seu discurso e a sua prática. Toma como referencial teórico básico a Escola Francesa de Análise de Discurso (AO) nas perspectivas apontadas por Focault (1996) e Pêcheux (1988 e 1991); os princípios e procedimentos propostos por Orlandi (2001), que se filia diretamente à linha fundadora da análise de discurso; e os pressupostos teóricos da Escola Lingüística Russa apresentados por Bakhtin (1988, 2000) e Vygotsky (1962, 1998, 1999), fechando assim as três regiões em que está inserida a análise de discurso (AO) - psicanálise, lingüística e marxismo. A análise dos protocolos verbais, que constituíram o corpus deste trabalho, propiciou a identificação e caracterização dos diversos tipos de linguagem e de discurso e a identificação dos obstáculos didáticos e/ou epistemológicos presentes nos dois momentos discursivos dos professores (entrevistas e observações de aulas). Nessas análises verificou-se que os professores, de forma geral, utilizaram os tipos de linguagem característicos de um discurso pedagógico, como apontados por Orlandi (1987). Finalmente, os dados apontam para a importância da criação de situações didáticas que favoreçam o surgimento de momentos polissêmicos na comunicação em sala de aula, conforme Bakhtin e Orlandi.
A presente dissertação tem como foco principal à análise de discurso (AO) do professor de química investigando como ele percebe a importância da linguagem na sala de aula na construção de conceitos científicos. Procura também estudar um tipo específico de discurso, o discurso pedagógico (OP) utilizado pelo professor para ensinar conceitos químicos, verificando se existe coerência entre o seu discurso e a sua prática. Toma como referencial teórico básico a Escola Francesa de Análise de Discurso (AO) nas perspectivas apontadas por Focault (1996) e Pêcheux (1988 e 1991); os princípios e procedimentos propostos por Orlandi (2001), que se filia diretamente à linha fundadora da análise de discurso; e os pressupostos teóricos da Escola Lingüística Russa apresentados por Bakhtin (1988, 2000) e Vygotsky (1962, 1998, 1999), fechando assim as três regiões em que está inserida a análise de discurso (AO) - psicanálise, lingüística e marxismo. A análise dos protocolos verbais, que constituíram o corpus deste trabalho, propiciou a identificação e caracterização dos diversos tipos de linguagem e de discurso e a identificação dos obstáculos didáticos e/ou epistemológicos presentes nos dois momentos discursivos dos professores (entrevistas e observações de aulas). Nessas análises verificou-se que os professores, de forma geral, utilizaram os tipos de linguagem característicos de um discurso pedagógico, como apontados por Orlandi (1987). Finalmente, os dados apontam para a importância da criação de situações didáticas que favoreçam o surgimento de momentos polissêmicos na comunicação em sala de aula, conforme Bakhtin e Orlandi.
Palavras Chave
análise do dircurso, linguagem, comunicação.
análise do dircurso, linguagem, comunicação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor