Categorização do nível de letramento cientifico dos alunos de ensino médio.

Título
Categorização do nível de letramento cientifico dos alunos de ensino médio.
Autor
Jonny Nelson Teixeira
Orientação
Mikiya Muramatsu
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2007
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho teve início a partir da leitura de um artigo publicado em revista científica que questionava o letramento científico dos alunos brasileiros, de acordo com a avaliação feita em países pertencentes à OCDE e convidados, onde o Brasil ficou numa das últimas colocações. O objetivo deste trabalho foi elaborar a partir de teorias de pesquisadores da área, um questionário para medir e classificar o nível de letramento científico dos alunos de Ensino Médio, utilizando conceitos básicos de teoria das cores, absorção, reflexão e transmissão da luz e visão para a realização das medidas. De acordo com as respostas dos alunos neste questionário pudemos definir em qual nível de letramento científico estavam, tendo assim uma visão mais completa dos seus conhecimentos básicos de Óptica, podendo sugerir metodologias de trabalho para que futuramente os professores de Física possam melhorar os níveis de letramento científico dos estudantes do Ensino Médio. Mostramos em nossos resultados que o nível de letramento científico dos alunos é muito baixo. São apontadas prováveis causas desse resultado negativo e sugeridas metodologias para o aumento do nível do letramento científico para o Ensino Médio.
Palavras Chave
Letramento científico, Alfabetização científica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno