Concepções de competências profissionais do professor de Ciências, construídas no processo de formação e nas situações de trabalho

Título
Concepções de competências profissionais do professor de Ciências, construídas no processo de formação e nas situações de trabalho
Autor
Sandra Regina Teixeira
Orientação
Maria Delourdes Maciel
Instituição
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
As aulas de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II continuam, na sua maioria, centradas na transmissão de conhecimentos e de conceitos que normalmente não possuem sentido para o aluno, exigindo pura memorização e dificultando o desenvolvimento de competências. Como docente de Ciências e formadora de professores, preocupada com a melhoria do ensino e da formação profissional, decidi investigar, junto a professores de Ciências do Ensino Fundamental II e graduandos de Ciências Biológicas, quais as competências profissionais esses sujeitos consideram necessárias para o exercício da profissão docente em Ciências, tendo por objetivos: conhecer o que pensam professores de Ciências e graduandos acerca das competências profissionais necessárias para o exercício da profissão docente; identificar nas concepções dos sujeitos indícios para o aperfeiçoamento dos processos de formação docente, contribuindo para melhorar o quadro atual da Formação de Professor de Ciências. Esta pesquisa, pautada pela abordagem qualitativa, foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo inspirada nas idéias de Grupo Focal (GF), cujos dados foram posteriormente analisados com o recurso da análise de conteúdo. Os sujeitos investigados foram dez professores de Ciências da rede pública estadual do município de São Vicente/SP e dez alunos do último ano do curso de Ciências Biológicas de uma Universidade privada localizada na Zona Leste de São Paulo. Os resultados apontam como principais competências: domínio de conteúdo, comprometimento com a profissão, dinamismo, saber utilizar os conteúdos prévios dos alunos no processo de aquisição de novos conhecimentos de Ciências e valorização das relações interpessoais. A pesquisa aponta, ainda, como necessidade e caminho possível, o investimento mais efetivo na formação docente inicial e continuada de professores de Ciências, que concorra para a discussão de questões relacionadas com o desenvolvimento de competências profissionais.
Palavras Chave
competências, profissionais, professor.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor