Avaliação dos conteúdos relacionados à nutrição contidos nos livros didáticos de Biologia do ensino médio.
Título
Avaliação dos conteúdos relacionados à nutrição contidos nos livros didáticos de Biologia do ensino médio.
Avaliação dos conteúdos relacionados à nutrição contidos nos livros didáticos de Biologia do ensino médio.
Nutrição
Autor
Tatiana Cristina Teixeira
Tatiana Cristina Teixeira
Orientação
Dirce Maria Sigulem
Dirce Maria Sigulem
Instituição
UNIFESP
UNIFESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Nutrição
Programa de Pós-Graduação em Nutrição
Ano
2009
2009
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Atualmente, o livro didático é um dos materiais educativos mais utilizados pelo professor e muitas vezes é a única fonte de conhecimento científico para o aluno, por isso o seu conteúdo é de extrema importância para analisar a situação de ensino no Brasil. O objetivo deste estudo foi analisar os temas de nutrição contidos nos livros didáticos de biologia do ensino médio, comparando a qualidade das informações frente aos conhecimentos atuais, e propor modificações necessárias à formação do indivíduo visando aquisição de práticas alimentares saudáveis. Tratou-se de um estudo transversal descritivo no qual foram avaliados de forma estruturada todos os livros de biologia recomendados para o ensino médio pelo Ministério da Educação. A avaliação estruturada constou de um instrumento no qual as variáveis puderam ser classificadas em suficiente, insuficiente ou ausente. Todas as coleções apresentaram informações sobre nutrição, porém, apresentaram-se insuficientes para a promoção de escolhas alimentares conscientes e/ou mudança de hábitos. Houve informações ausentes em alguns livros: hipovitaminose A e deficiência de folato (100%), anemia ferropriva (89%), obesidade, deficiência de iodo e pirâmide dos alimentos (78%). Concluiu-se que a inserção da educação nutricional no currículo escolar e a revisão dos conteúdos sobre nutrição nos livros didáticos são medidas coadjuvantes à prevenção de agravos à saúde dos futuros adultos.
Atualmente, o livro didático é um dos materiais educativos mais utilizados pelo professor e muitas vezes é a única fonte de conhecimento científico para o aluno, por isso o seu conteúdo é de extrema importância para analisar a situação de ensino no Brasil. O objetivo deste estudo foi analisar os temas de nutrição contidos nos livros didáticos de biologia do ensino médio, comparando a qualidade das informações frente aos conhecimentos atuais, e propor modificações necessárias à formação do indivíduo visando aquisição de práticas alimentares saudáveis. Tratou-se de um estudo transversal descritivo no qual foram avaliados de forma estruturada todos os livros de biologia recomendados para o ensino médio pelo Ministério da Educação. A avaliação estruturada constou de um instrumento no qual as variáveis puderam ser classificadas em suficiente, insuficiente ou ausente. Todas as coleções apresentaram informações sobre nutrição, porém, apresentaram-se insuficientes para a promoção de escolhas alimentares conscientes e/ou mudança de hábitos. Houve informações ausentes em alguns livros: hipovitaminose A e deficiência de folato (100%), anemia ferropriva (89%), obesidade, deficiência de iodo e pirâmide dos alimentos (78%). Concluiu-se que a inserção da educação nutricional no currículo escolar e a revisão dos conteúdos sobre nutrição nos livros didáticos são medidas coadjuvantes à prevenção de agravos à saúde dos futuros adultos.
Palavras Chave
Nutrição; Livros Didáticos; Educação Nutricional
Nutrição; Livros Didáticos; Educação Nutricional
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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