A Educação Física e o Ensino de Surdos.
Título
A Educação Física e o Ensino de Surdos.
A Educação Física e o Ensino de Surdos.
Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
Autor
Lucia Maria Fonseca Tenorio
Lucia Maria Fonseca Tenorio
Orientação
Luiza Rodrigues de Oliveira
Luiza Rodrigues de Oliveira
Instituição
UNIPLI
UNIPLI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A inclusão social de sujeitos surdos deve valorizar e reconhecer todas as suas formas de expressão; no cenário escolar, espaços privilegiados para que tal fato ocorra são as aulas de Educação Física. Entretanto, essa disciplina ainda é vista em muitos contextos educacionais como uma simples atividade prática. Assim, esta pesquisa, que foi do tipo participante, teve como objetivo analisar o lugar da disciplina de Educação Física no Ensino de Surdos, destacando a contribuição que ela oferece no processo pedagógico. Para tanto, os seguintes passos foram dados: análise do projeto pedagógico da disciplina de Educação Física voltado para o Ensino de Surdos no cenário estudado; análise da prática Pedagógica constituída a partir da implementação do projeto citado e elaboração de um programa de qualificação profissional destacando o lugar da Educação Física no contexto educacional em especial no ensino de surdos. Ao final das primeiras análises dos dados, haja vista a relação identificada entre as práticas estabelecidas nas aulas e a abordagem de conteúdos sobre o funcionamento do corpo e seu vinculo na promoção da cidadania, foi produzido mais um objetivo - o estabelecimento de uma interface a Educação Física, o Ensino de Surdos e o Ensino de Ciências; especificamente entre o Ensino de Ciências Naturais e o Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Evidenciando, assim, ações de Ensino de Ciências previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Fundamental.
A inclusão social de sujeitos surdos deve valorizar e reconhecer todas as suas formas de expressão; no cenário escolar, espaços privilegiados para que tal fato ocorra são as aulas de Educação Física. Entretanto, essa disciplina ainda é vista em muitos contextos educacionais como uma simples atividade prática. Assim, esta pesquisa, que foi do tipo participante, teve como objetivo analisar o lugar da disciplina de Educação Física no Ensino de Surdos, destacando a contribuição que ela oferece no processo pedagógico. Para tanto, os seguintes passos foram dados: análise do projeto pedagógico da disciplina de Educação Física voltado para o Ensino de Surdos no cenário estudado; análise da prática Pedagógica constituída a partir da implementação do projeto citado e elaboração de um programa de qualificação profissional destacando o lugar da Educação Física no contexto educacional em especial no ensino de surdos. Ao final das primeiras análises dos dados, haja vista a relação identificada entre as práticas estabelecidas nas aulas e a abordagem de conteúdos sobre o funcionamento do corpo e seu vinculo na promoção da cidadania, foi produzido mais um objetivo - o estabelecimento de uma interface a Educação Física, o Ensino de Surdos e o Ensino de Ciências; especificamente entre o Ensino de Ciências Naturais e o Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Evidenciando, assim, ações de Ensino de Ciências previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Fundamental.
Palavras Chave
ed. física; ensino de surdo; ensino de ciências; inclusão
ed. física; ensino de surdo; ensino de ciências; inclusão
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade, Geral
Saúde e Sexualidade, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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