Um corpo que cai: as histórias em quadrinhos no ensino de física

Título
Um corpo que cai: as histórias em quadrinhos no ensino de física
Autor
Leonardo André Testoni
Orientação
Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2004
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
As Histórias em Quadrinhos (HQ) vêm, há mais de um século, divertindo, informando e educando seus leitores. Seu código de formatação próprio e linguagem universal têm influenciado a formação cultural de várias gerações. Dado esse potencial, o presente trabalho enfoca a utilização das Histórias em Quadrinhos como instrumento para o ensino de física. Com essa perspectiva, apresenta-se nessa investigação uma proposta de utilização das HQ em sala de aula e analisa-se os resultados de sua implementação para o ensino do princípio da inércia. Embasados em um referencial construtivista de ensino, e partindo da hipótese de que a História em Quadrinhos apresenta uma série de características lúdicas e psico-lingüísticas apropriadas ao processo de ensino e aprendizagem, elaboramos uma HQ que buscasse instigar o aluno na busca da resolução de um problema envolvendo a 1a lei de Newton, procurando interpretar a influência desta proposta à luz da Teoria de Mudança Conceitual. Os dados do estudo, obtidos através de questionários, entrevistas, observações de aulas e documentos com cerca de 50 alunos de duas classes da oitava série do ensino fundamental, evidenciam resultados e indícios favoráveis quanto à aprendizagem do referido conceito científico, envolvimento e possibilidades de criatividade por parte dos alunos que utilizaram a História em Quadrinhos no ambiente escolar e à apropriação da proposta por parte da professora que aplicou o projeto em sala de aula.
Palavras Chave
Ensino de física, Histórias em quadrinhos, Mudança conceitual

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos