Uma Proposta de discussão sobre Concepções no Ensino de Mecânica Quântica com Professores do Ensino Médio, numa Perspectiva de Aprendizagem Significativa Direcionada pelo Mapas Conceituais e Atividades Experimentais
Título
Uma Proposta de discussão sobre Concepções no Ensino de Mecânica Quântica com Professores do Ensino Médio, numa Perspectiva de Aprendizagem Significativa Direcionada pelo Mapas Conceituais e Atividades Experimentais
Uma Proposta de discussão sobre Concepções no Ensino de Mecânica Quântica com Professores do Ensino Médio, numa Perspectiva de Aprendizagem Significativa Direcionada pelo Mapas Conceituais e Atividades Experimentais
Autor
Graziela Cristina Tiago
Graziela Cristina Tiago
Orientação
Aguinaldo Robinson de Souza
Aguinaldo Robinson de Souza
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A dissertação relata o estudo das concepções dos professores do ensino médio sobre o tema mecânica quântica numa perspectiva de aprendizagem significativa direcionada pelos mapas conceituais. Aos professores que atuam na área de física e química, em escolas públicas do município de Jaú/SP, foi apresentado o fenômeno da dualidade onda-partícula e a partir de uma primeira análise foram montados mapas conceituais onde analisou-se em que uma nova proposta de ensino, utilizando um experimento para a obervação ddas propriedades ondulatórias da luz auxiliou na compreensão dos conceitos científicos que envolvem o tema.
A dissertação relata o estudo das concepções dos professores do ensino médio sobre o tema mecânica quântica numa perspectiva de aprendizagem significativa direcionada pelos mapas conceituais. Aos professores que atuam na área de física e química, em escolas públicas do município de Jaú/SP, foi apresentado o fenômeno da dualidade onda-partícula e a partir de uma primeira análise foram montados mapas conceituais onde analisou-se em que uma nova proposta de ensino, utilizando um experimento para a obervação ddas propriedades ondulatórias da luz auxiliou na compreensão dos conceitos científicos que envolvem o tema.
Palavras Chave
Mecânica Quântica; mapas conceituais
Mecânica Quântica; mapas conceituais
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física, Química
Física, Química
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método