A imagem do cinema na construção dos conceitos científicos.

Título
A imagem do cinema na construção dos conceitos científicos.
Educação Tecnológica
Autor
David José Gonçalves Tierro Ramos
Orientação
Fabio Wellington Orlando da Silva
Instituição
CEFET-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa procura compreender os mecanismos cognitivos do aprendizado através, das imagens de cinema, utilizando o modelo epistêmico desenvolvido por Gastón Bachelard em sua tese de Tese de Doutorado de 1928. Segundo esse modelo, a construção do conhecimento científico se inicia nos atos cotidianos, em contatos com a realidade que seriam ampliados em um processo interminável, nunca esgotado pelas aproximações constantes que as pesquisas científicas promovem. A cada novo movimento do conhecimento, reconfiguramos nossos conceitos científicos. Nossa hipótese é que eles são úteis, em particular quando se lida com dimensões muito amplas ou muito reduzida de nossas realidades e se necessita de um objeto para o processo abstrativo. O filme cinematográfico seria então capaz de apresentar uma série de estímulos importantes, por exemplo, em conteúdos como a Biologia de abstração. Além disso, ser capaz de reconhecer em um filme cinema um conceito científico aprendido é uma forma de fixar esse conceito no espírito do estudante. A pesquisa realizada com estudantes de um curso de pedagogia parece corroborar essa hipótese.
Palavras Chave
Bachelard, Pedagogia, Ensino de ciência, cinema

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos