Percepção da comunidade escolar em relação à mudança na matriz curricular de ciências na educação básica, séries finais, em uma escola da rede privada.

Título
Percepção da comunidade escolar em relação à mudança na matriz curricular de ciências na educação básica, séries finais, em uma escola da rede privada.
Educação em Ciências e Matemática
Autor
Rita Mara Bueno Timm
Orientação
Valderez Marina do Rosário Lima
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa foi realizada em uma escola da rede privada, na cidade de Porto Alegre, com o objetivo de analisar a percepção da comunidade escolar em relação à mudança da matriz curricular no ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental, com a proposta de estudo por disciplinas de Biologia, Física e Química. A pesquisa justifica-se pela possibilidade de avaliar a proposta a partir das suas repercussões entre os envolvidos. Para o alcance desse objetivo, a metodologia utilizada esteve centrada em uma abordagem qualitativa. Trata-se da modificação na estrutura curricular do ensino de Ciências, que com a nova proposta passou a ser trabalhada separadamente por disciplinas (Química, Física e Biologia) e com profissionais especializados nas respectivas áreas. A partir da análise dos dados coletados e do acompanhamento junto à comunidade escolar foi possível constatar que o ensino de Ciências, separado por disciplinas, é mais uma possibilidade de ensinar e preparar melhor o cidadão, num esforço contínuo de qualificar e reconstruir com o aluno uma cultura científica, para que, ao estudar os fenômenos da natureza, possa compreender sua importância para a qualificação da vida individual e coletiva.
Palavras Chave
ensino, ciência, pesquisa, comunidade escolar.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas