Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio.
Título
Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio.
Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio.
Educação em Ciências Química da Vida e Saúde (UFSM - FURG)
Autor
Milena Titoni
Milena Titoni
Orientação
José Claúdio del Pino
José Claúdio del Pino
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho relata uma proposta metodológica fundamentada na perspectiva construtivista, que teve como objetivo investigar a contribuição da utilização de atividades experimentais realizadas com materiais alternativos e de baixo custo no aprendizado de conteúdos de química. A pesquisa foi realizada com alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio/SC. As atividades experimentais foram desenvolvidas com o intuito de promover a interação dos alunos com seus colegas e professor. Durante a realização destas atividades procurou-se levantar as concepções espontâneas dos alunos, que têm por base o conhecimento prévio a respeito dos fenômenos em estudo. A investigação se delineou como um estudo qualitativo, de caráter descritivo das análises das respostas coletadas nos dados de pré e pós-testes realizados com os alunos, embora também se tenha quantificado com números algumas respostas dos mesmos. Os resultados dessa intervenção didática indicaram que a contextualização de atividades experimentais, valorizando os conhecimentos prévios, as interações entre aluno-aluno e aluno-professor pode ser uma boa forma de contribuir para a melhoria do ensino de química, assim como, para ampliar o nível de aprendizagem dos alunos, dos conteúdos fundamentais de química.
Este trabalho relata uma proposta metodológica fundamentada na perspectiva construtivista, que teve como objetivo investigar a contribuição da utilização de atividades experimentais realizadas com materiais alternativos e de baixo custo no aprendizado de conteúdos de química. A pesquisa foi realizada com alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio/SC. As atividades experimentais foram desenvolvidas com o intuito de promover a interação dos alunos com seus colegas e professor. Durante a realização destas atividades procurou-se levantar as concepções espontâneas dos alunos, que têm por base o conhecimento prévio a respeito dos fenômenos em estudo. A investigação se delineou como um estudo qualitativo, de caráter descritivo das análises das respostas coletadas nos dados de pré e pós-testes realizados com os alunos, embora também se tenha quantificado com números algumas respostas dos mesmos. Os resultados dessa intervenção didática indicaram que a contextualização de atividades experimentais, valorizando os conhecimentos prévios, as interações entre aluno-aluno e aluno-professor pode ser uma boa forma de contribuir para a melhoria do ensino de química, assim como, para ampliar o nível de aprendizagem dos alunos, dos conteúdos fundamentais de química.
Palavras Chave
Ensino de Química, Ativid de Ciências, Ativ Experimentais
Ensino de Química, Ativid de Ciências, Ativ Experimentais
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método