Utilização e compreensão do computador um olhar no dia-a-dia do professor

Título
Utilização e compreensão do computador um olhar no dia-a-dia do professor
Autor
Marcos Rogério Tofoli
Orientação
Yassuko Hosoume
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A presença dos microcomputadores no ensino e objetivos e propostas para o seu uso têm sido objeto de diversas discussões e encaminhamentos, nos mais diferentes níveis de intervenções, como o Ministério de Educação e Cultura (MEC), através de convênios com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, e também nas instituições formadoras de professores como as universidades e centros de pesquisa. Uma breve análise sobre trabalhos publicados nos últimos dez anos pela comunidade da área de Ensino de Física (Simpósios Nacionais de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física e Caderno Catarinense de Ensino de Física) identifica as diferentes contribuições que a tecnologia da informação aplicada à Educação pode proporcionar ao ensino da Física e aponta a existência de uma grande preocupação em produção e utilização de softwares/simuladores. Percebe-se a raridade em trabalhos relacionados diretamente com o professor diante da utilização do computador. O conhecimento das relações que os professores estabelecem com esse equipamento seria o ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias para sua utilização na educação. Assim, esse trabalho procura investigar as idéias dos professores de Física com relação à presença e ao uso de microcomputadores em seu cotidiano, incluindo seu cotidiano escolar. A pesquisa foi feita por meio de questionários, com professores do ensino médio da rede pública. Os resultados indicam que os professores reconhecem o espaço dos microcomputadores no ensino, mas, mesmo reconhecendo sua importância e potencialidade, como a de facilitar e agilizar o trabalho de preparação das aulas, de motivá-las ou de possibilitar a realização de simulações experimentais, ainda não utilizam efetivamente esse instrumento em suas atividades pedagógicas. Também deixam de compreender que, a partir do computador, novas formas de transformar a prática pedagógica devem ser concebidas, o que indica a necessidade de uma atenção maior às possíveis relações que se deseja promover no processo educacional.
Palavras Chave
ensino de física; computador; prática pedagógica

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos