Os interesses e posturas de jovens alunos frente às ciências: resultados do Projeto ROSE aplicado no Brasil
Título
Os interesses e posturas de jovens alunos frente às ciências: resultados do Projeto ROSE aplicado no Brasil
Os interesses e posturas de jovens alunos frente às ciências: resultados do Projeto ROSE aplicado no Brasil
Educação
Autor
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
Orientação
Nelio Marco Vincenzo Bizzo
Nelio Marco Vincenzo Bizzo
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2008
2008
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A carência de instrumentos de pesquisa que avaliem a qualidade do ensino de ciências no Brasil é latente. A aplicação no Brasil de um instrumento internacional que permita avaliar os interesses e as posturas de jovens estudantes frente às ciências e tecnologias (C&T) é o principal objetivo deste trabalho e um passo importante na discussão desta questão. O ROSE -– The Relevance of Science Education é um questionário aplicado a alunos da faixa dos 15 anos de diversos países que nos auxilia a confirmar hipóteses, entender padrões e a traçar tendências sobre o ensino de ciências. O desenvolvimento de uma versão brasileira do questionário ROSE, possibilitou este estudo no País. O instrumento foi aplicado em 2007 a 652 alunos das cidades de São Caetano do Sul/SP e Tangará da Serra/MT, trazendo elementos objetivos sobre a realidade do ensino de ciências em contextos brasileiros bem diversos. O estudo revelou que estes jovens acham a disciplina ciências interessante, mas por outro lado, têm um baixo interesse em exercer ciência profissionalmente. Suas análises evidenciam também a grande preferência das meninas por assuntos relacionados à saúde enquanto que a preferência masculina é por temas de tecnologia e física, ao lado daqueles vinculados à proteção ambiental. No outro extremo, existe um desinteresse, de meninos e meninas, nas questões de botânica e agricultura, bem como naquelas relacionadas à História da Ciência. Estes jovens alunos reconhecem a importância e se interessam pelas questões e desafios ambientais. Os alunos paulistas incluem-se como responsáveis pelas questões do meio ambiente e cobram maior envolvimento da sociedade na proteção ambiental, não acreditam que as C&T possam resolver todos estes problemas, mas são muito esperançosos em relação ao futuro do planeta e da humanidade. Os estudantes matogrossenses, diferentemente, excluem-se das responsabilidades pelos problemas ambientais e colocam nas mãos dos especialistas reger as mudanças necessárias, acreditam no poder das C&T para tais mudanças, mas declaram-se menos confiantes no seu sucesso. O ROSE traz claras evidências de que o ensino de ciências carece de mudanças e colabora com a intenção de redefinir as prioridades brasileiras para seu aprimoramento. Revela dados que, somados àqueles já registrados em pesquisas anteriores, permitem levar - com segurança - a discussão adiante.
A carência de instrumentos de pesquisa que avaliem a qualidade do ensino de ciências no Brasil é latente. A aplicação no Brasil de um instrumento internacional que permita avaliar os interesses e as posturas de jovens estudantes frente às ciências e tecnologias (C&T) é o principal objetivo deste trabalho e um passo importante na discussão desta questão. O ROSE -– The Relevance of Science Education é um questionário aplicado a alunos da faixa dos 15 anos de diversos países que nos auxilia a confirmar hipóteses, entender padrões e a traçar tendências sobre o ensino de ciências. O desenvolvimento de uma versão brasileira do questionário ROSE, possibilitou este estudo no País. O instrumento foi aplicado em 2007 a 652 alunos das cidades de São Caetano do Sul/SP e Tangará da Serra/MT, trazendo elementos objetivos sobre a realidade do ensino de ciências em contextos brasileiros bem diversos. O estudo revelou que estes jovens acham a disciplina ciências interessante, mas por outro lado, têm um baixo interesse em exercer ciência profissionalmente. Suas análises evidenciam também a grande preferência das meninas por assuntos relacionados à saúde enquanto que a preferência masculina é por temas de tecnologia e física, ao lado daqueles vinculados à proteção ambiental. No outro extremo, existe um desinteresse, de meninos e meninas, nas questões de botânica e agricultura, bem como naquelas relacionadas à História da Ciência. Estes jovens alunos reconhecem a importância e se interessam pelas questões e desafios ambientais. Os alunos paulistas incluem-se como responsáveis pelas questões do meio ambiente e cobram maior envolvimento da sociedade na proteção ambiental, não acreditam que as C&T possam resolver todos estes problemas, mas são muito esperançosos em relação ao futuro do planeta e da humanidade. Os estudantes matogrossenses, diferentemente, excluem-se das responsabilidades pelos problemas ambientais e colocam nas mãos dos especialistas reger as mudanças necessárias, acreditam no poder das C&T para tais mudanças, mas declaram-se menos confiantes no seu sucesso. O ROSE traz claras evidências de que o ensino de ciências carece de mudanças e colabora com a intenção de redefinir as prioridades brasileiras para seu aprimoramento. Revela dados que, somados àqueles já registrados em pesquisas anteriores, permitem levar - com segurança - a discussão adiante.
Palavras Chave
Percepções sobre Ciência; Estudantes; Ensino de Ciências.
Percepções sobre Ciência; Estudantes; Ensino de Ciências.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno