Os interesses e posturas de jovens alunos frente às ciências: resultados do Projeto ROSE aplicado no Brasil

Título
Os interesses e posturas de jovens alunos frente às ciências: resultados do Projeto ROSE aplicado no Brasil
Educação
Autor
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
Orientação
Nelio Marco Vincenzo Bizzo
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2008
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A carência de instrumentos de pesquisa que avaliem a qualidade do ensino de ciências no Brasil é latente. A aplicação no Brasil de um instrumento internacional que permita avaliar os interesses e as posturas de jovens estudantes frente às ciências e tecnologias (C&T) é o principal objetivo deste trabalho e um passo importante na discussão desta questão. O ROSE -– The Relevance of Science Education é um questionário aplicado a alunos da faixa dos 15 anos de diversos países que nos auxilia a confirmar hipóteses, entender padrões e a traçar tendências sobre o ensino de ciências. O desenvolvimento de uma versão brasileira do questionário ROSE, possibilitou este estudo no País. O instrumento foi aplicado em 2007 a 652 alunos das cidades de São Caetano do Sul/SP e Tangará da Serra/MT, trazendo elementos objetivos sobre a realidade do ensino de ciências em contextos brasileiros bem diversos. O estudo revelou que estes jovens acham a disciplina ciências interessante, mas por outro lado, têm um baixo interesse em exercer ciência profissionalmente. Suas análises evidenciam também a grande preferência das meninas por assuntos relacionados à saúde enquanto que a preferência masculina é por temas de tecnologia e física, ao lado daqueles vinculados à proteção ambiental. No outro extremo, existe um desinteresse, de meninos e meninas, nas questões de botânica e agricultura, bem como naquelas relacionadas à História da Ciência. Estes jovens alunos reconhecem a importância e se interessam pelas questões e desafios ambientais. Os alunos paulistas incluem-se como responsáveis pelas questões do meio ambiente e cobram maior envolvimento da sociedade na proteção ambiental, não acreditam que as C&T possam resolver todos estes problemas, mas são muito esperançosos em relação ao futuro do planeta e da humanidade. Os estudantes matogrossenses, diferentemente, excluem-se das responsabilidades pelos problemas ambientais e colocam nas mãos dos especialistas reger as mudanças necessárias, acreditam no poder das C&T para tais mudanças, mas declaram-se menos confiantes no seu sucesso. O ROSE traz claras evidências de que o ensino de ciências carece de mudanças e colabora com a intenção de redefinir as prioridades brasileiras para seu aprimoramento. Revela dados que, somados àqueles já registrados em pesquisas anteriores, permitem levar - com segurança - a discussão adiante.
Palavras Chave
Percepções sobre Ciência; Estudantes; Ensino de Ciências.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Aluno