O ensino de Ciências na educação básica: um estudo de caso a partir da concepção da Ciência de Bruno Latour
Título
O ensino de Ciências na educação básica: um estudo de caso a partir da concepção da Ciência de Bruno Latour
O ensino de Ciências na educação básica: um estudo de caso a partir da concepção da Ciência de Bruno Latour
Autor
Nilton Bruno Tomelin
Nilton Bruno Tomelin
Orientação
Adolfo Ramos Lamar
Adolfo Ramos Lamar
Instituição
FURB
FURB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Blumenau/SC
Blumenau/SC
Dependência Administrativa:
Municipal
Municipal
Resumo
No ensino de Ciências, é crescente o interesse em discutir as idéias filosóficas que permeiam as atividades experimentais. Nesse sentido, se discutem com os alunos entre outras idéias, as relacionadas com o modelo de ciência a ser seguido; a relação teoria e experimento e o lugar do cientista na sociedade. A crítica da Epistemologia positivista ocupa um espaço importante nessas discussões. Como parte dessa crítica, uma posição que está ganhando maior importância no ensino de Ciências em nível internacional e no Brasil, é a chamada Nova Sociologia da Ciência. Nesse contexto, o presente trabalho aborda o Ensino de Biologia a partir da Nova Sociologia da Ciência, em particular da perspectiva de um de seus principais representantes: Bruno Latour. A pesquisa constitui um estudo de caso da Escola de Educação Básica Teófilo Nolasco de Almeida - Benedito Novo (SC), da terceira fase do ensino médio. Os dados foram coletados através de entrevista, observação, questionário e levantamento bibliográfico. As informações foram abordadas de forma qualitativa. Na pesquisa, se constatou, entre os alunos pesquisados, o predomínio de idéias muito ligadas à Epistemologia positivista em relação aos significados atribuídos à ciência, ao cientista e à ciência social
No ensino de Ciências, é crescente o interesse em discutir as idéias filosóficas que permeiam as atividades experimentais. Nesse sentido, se discutem com os alunos entre outras idéias, as relacionadas com o modelo de ciência a ser seguido; a relação teoria e experimento e o lugar do cientista na sociedade. A crítica da Epistemologia positivista ocupa um espaço importante nessas discussões. Como parte dessa crítica, uma posição que está ganhando maior importância no ensino de Ciências em nível internacional e no Brasil, é a chamada Nova Sociologia da Ciência. Nesse contexto, o presente trabalho aborda o Ensino de Biologia a partir da Nova Sociologia da Ciência, em particular da perspectiva de um de seus principais representantes: Bruno Latour. A pesquisa constitui um estudo de caso da Escola de Educação Básica Teófilo Nolasco de Almeida - Benedito Novo (SC), da terceira fase do ensino médio. Os dados foram coletados através de entrevista, observação, questionário e levantamento bibliográfico. As informações foram abordadas de forma qualitativa. Na pesquisa, se constatou, entre os alunos pesquisados, o predomínio de idéias muito ligadas à Epistemologia positivista em relação aos significados atribuídos à ciência, ao cientista e à ciência social
Palavras Chave
Filosofia da Ciência; Epistemologia; Nova Sociologia da Ciência; Bruno Latour.
Filosofia da Ciência; Epistemologia; Nova Sociologia da Ciência; Bruno Latour.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos