Adolescência "corpo e alma": abordando um tema transversal na educação formal
Título
Adolescência "corpo e alma": abordando um tema transversal na educação formal
Adolescência "corpo e alma": abordando um tema transversal na educação formal
Autor
Suzinara Tonatto
Suzinara Tonatto
Orientação
Clary Milnitsky-Sapiro
Clary Milnitsky-Sapiro
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Psicologia
Instituto de Psicologia
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O tratamento de temas como corpo e sexualidade não é de inteira responsabilidade da escola, mas esta instituição deve estar envolvida com essas questões, uma vez que elas aparecem "transversalizadas" na cultura e na sociedade, permeando suas diferentes concepções. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo descrever e justificar a importância de inovações nas práticas de ensino-aprendizagem, que atentem para a questão da Orientação Sexual. Para isso, procuramos oferecer à instituição escolar, formas significativamente contextualizadas e interdisciplinares de se trabalhar as questões acerca da sexualidade. As oficinas realizadas com adolescentes visavam a reflexão e discussão crítica de temas emergentes. As questões referentes à sexualidade contempladas nesse estudo foram analisadas a partir de um referencial teórico interdisciplinar, dada a complexidade e o caráter multifacetado das questões abordadas. Quanto aos aspectos legais e curriculares, procuramos fundamentar nossas idéias nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), proposto pelo Ministério da Educação em 1996. Esse estudo apresenta duas etapas de investigação: uma qualitativa (descrição etnográfica) e uma experimental (as oficinas). Participaram da pesquisa 25 alunos da 7ª série, de ambos os sexos, de uma escola de Porto Alegre, RS, Brasil. Os resultados mostraram as profundas reflexões e discussões dos adolescentes com relação aos temas abordados, permitindo a conclusão de que a escola é um ambiente muito importante no que diz respeito ao alcance de uma significante e contextualizada educação sexual através de abordagens interdisciplinares e transversais.
O tratamento de temas como corpo e sexualidade não é de inteira responsabilidade da escola, mas esta instituição deve estar envolvida com essas questões, uma vez que elas aparecem "transversalizadas" na cultura e na sociedade, permeando suas diferentes concepções. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo descrever e justificar a importância de inovações nas práticas de ensino-aprendizagem, que atentem para a questão da Orientação Sexual. Para isso, procuramos oferecer à instituição escolar, formas significativamente contextualizadas e interdisciplinares de se trabalhar as questões acerca da sexualidade. As oficinas realizadas com adolescentes visavam a reflexão e discussão crítica de temas emergentes. As questões referentes à sexualidade contempladas nesse estudo foram analisadas a partir de um referencial teórico interdisciplinar, dada a complexidade e o caráter multifacetado das questões abordadas. Quanto aos aspectos legais e curriculares, procuramos fundamentar nossas idéias nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), proposto pelo Ministério da Educação em 1996. Esse estudo apresenta duas etapas de investigação: uma qualitativa (descrição etnográfica) e uma experimental (as oficinas). Participaram da pesquisa 25 alunos da 7ª série, de ambos os sexos, de uma escola de Porto Alegre, RS, Brasil. Os resultados mostraram as profundas reflexões e discussões dos adolescentes com relação aos temas abordados, permitindo a conclusão de que a escola é um ambiente muito importante no que diz respeito ao alcance de uma significante e contextualizada educação sexual através de abordagens interdisciplinares e transversais.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos