Prospecção de implementação de ensino à distância para a disciplina de fundamentos de física nuclear na Pós-Graduação no Ipen utilizando infra-estrutura de software livre.
Título
Prospecção de implementação de ensino à distância para a disciplina de fundamentos de física nuclear na Pós-Graduação no Ipen utilizando infra-estrutura de software livre.
Prospecção de implementação de ensino à distância para a disciplina de fundamentos de física nuclear na Pós-Graduação no Ipen utilizando infra-estrutura de software livre.
Autor
Jose Egidio Marin Tondim
Jose Egidio Marin Tondim
Orientação
Marina Beatriz Agostini Vasconcellos
Marina Beatriz Agostini Vasconcellos
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Na sociedade atual a utilização dos recursos tecnológicos e da internet mostram-se fundamentais em todas as áreas da sociedade e a educação não poderia ficar afastada de tal evolução. Dessa forma, o ensino à distância é ferramenta essencial no desenvolvimento educacional, mostrando-se elemento inovador e estimulante, não só por oferecer recursos variados e complementares à formação do educando mas, principalmente, diante das facilidades inerentes à sua utilização a distância, abrangendo localidades remotas e de difícil acesso, bem como possibilitando minimização de custos e, com isso, permitindo ampla difusão do conhecimento. Neste trabalho objetivou-se a apuração do interesse e da viabilidade da implantação do curso a distância da disciplina de Fundamentos de Física Nuclear na Pós-Graduação do IPEN, utilizando infra-estrutura de software livre, através da realização de um Projeto Piloto de ensino à distância. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas, através de entrevistas com alunos e professores da Pós-Graduação do IPEN, a fim de avaliar o interesse dos entrevistados na utilização do ensino a distância. Os resultados da referida pesquisa servirão de subsídio para futura implantação do ensino à distância na Pós-Graduação do IPEN, tendo sido constatado o interesse e aceitabilidade por parte dos entrevistados na implantação do referido curso, bem como foram colhidos valiosos dados que servirão de embasamento para possibilitar a criaçãoe implantação, com sucesso, do curso de Pós-Graduação à distância no IPEN.
Na sociedade atual a utilização dos recursos tecnológicos e da internet mostram-se fundamentais em todas as áreas da sociedade e a educação não poderia ficar afastada de tal evolução. Dessa forma, o ensino à distância é ferramenta essencial no desenvolvimento educacional, mostrando-se elemento inovador e estimulante, não só por oferecer recursos variados e complementares à formação do educando mas, principalmente, diante das facilidades inerentes à sua utilização a distância, abrangendo localidades remotas e de difícil acesso, bem como possibilitando minimização de custos e, com isso, permitindo ampla difusão do conhecimento. Neste trabalho objetivou-se a apuração do interesse e da viabilidade da implantação do curso a distância da disciplina de Fundamentos de Física Nuclear na Pós-Graduação do IPEN, utilizando infra-estrutura de software livre, através da realização de um Projeto Piloto de ensino à distância. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas, através de entrevistas com alunos e professores da Pós-Graduação do IPEN, a fim de avaliar o interesse dos entrevistados na utilização do ensino a distância. Os resultados da referida pesquisa servirão de subsídio para futura implantação do ensino à distância na Pós-Graduação do IPEN, tendo sido constatado o interesse e aceitabilidade por parte dos entrevistados na implantação do referido curso, bem como foram colhidos valiosos dados que servirão de embasamento para possibilitar a criaçãoe implantação, com sucesso, do curso de Pós-Graduação à distância no IPEN.
Palavras Chave
ensino a distancia; prospecção; física nuclear
ensino a distancia; prospecção; física nuclear
Classificações
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