A educação de jovens e adultos e o ensino de física.
Título
A educação de jovens e adultos e o ensino de física.
A educação de jovens e adultos e o ensino de física.
Educação nas Ciências
Autor
Carla Mara Tonial
Carla Mara Tonial
Orientação
Milton Antonio Auth
Milton Antonio Auth
Instituição
UNIJUÍ
UNIJUÍ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Ijuí/RS
Ijuí/RS
Dependência Administrativa:
Municipal
Municipal
Resumo
Considerando a necessidade de entender e ressignificar as práticas pedagógicas, a presente pesquisa coloca em foco a Educação de Jovens e Adultos em nível médio de escolarização tendo como base estudos sistemáticos e dados empíricos da prática pedagógica realizada em uma escola pública da região noroeste do Rio Grande do Sul. A partir daí, coloca em discussão o ensino de Física nos programas de EJA, seus desafios e possibilidades. Diante deste propósito, busca-se, inicialmente, na legislação vigente destinada a esta modalidade de ensino, aspectos para entendermos melhor o que está previsto para a EJA de nível médio e que observações são feitas em relação a área científica. Diante do objetivo almejado para a Educação de Jovens e Adultos, a (re) significação do currículo nessa modalidade, em especial o de Física, apresenta-se como uma possibilidade pedagógica concreta e indispensável, embora ainda condicionada por concepções e práticas fortemente tradicionais tanto por parte de professores quanto alunos. Por fim são apresentadas algumas considerações a respeito das possibilidades de concretização e limitações na efetivação de propostas curriculares constituídas a partir dos estudos e reflexões realizadas.
Considerando a necessidade de entender e ressignificar as práticas pedagógicas, a presente pesquisa coloca em foco a Educação de Jovens e Adultos em nível médio de escolarização tendo como base estudos sistemáticos e dados empíricos da prática pedagógica realizada em uma escola pública da região noroeste do Rio Grande do Sul. A partir daí, coloca em discussão o ensino de Física nos programas de EJA, seus desafios e possibilidades. Diante deste propósito, busca-se, inicialmente, na legislação vigente destinada a esta modalidade de ensino, aspectos para entendermos melhor o que está previsto para a EJA de nível médio e que observações são feitas em relação a área científica. Diante do objetivo almejado para a Educação de Jovens e Adultos, a (re) significação do currículo nessa modalidade, em especial o de Física, apresenta-se como uma possibilidade pedagógica concreta e indispensável, embora ainda condicionada por concepções e práticas fortemente tradicionais tanto por parte de professores quanto alunos. Por fim são apresentadas algumas considerações a respeito das possibilidades de concretização e limitações na efetivação de propostas curriculares constituídas a partir dos estudos e reflexões realizadas.
Palavras Chave
educação de jovens e adultos, ensino de física, legislação,
educação de jovens e adultos, ensino de física, legislação,
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas