A educação de jovens e adultos e o ensino de física.

Título
A educação de jovens e adultos e o ensino de física.
Educação nas Ciências
Autor
Carla Mara Tonial
Orientação
Milton Antonio Auth
Instituição
UNIJUÍ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Ijuí/RS
Dependência Administrativa:
Municipal
Resumo
Considerando a necessidade de entender e ressignificar as práticas pedagógicas, a presente pesquisa coloca em foco a Educação de Jovens e Adultos em nível médio de escolarização tendo como base estudos sistemáticos e dados empíricos da prática pedagógica realizada em uma escola pública da região noroeste do Rio Grande do Sul. A partir daí, coloca em discussão o ensino de Física nos programas de EJA, seus desafios e possibilidades. Diante deste propósito, busca-se, inicialmente, na legislação vigente destinada a esta modalidade de ensino, aspectos para entendermos melhor o que está previsto para a EJA de nível médio e que observações são feitas em relação a área científica. Diante do objetivo almejado para a Educação de Jovens e Adultos, a (re) significação do currículo nessa modalidade, em especial o de Física, apresenta-se como uma possibilidade pedagógica concreta e indispensável, embora ainda condicionada por concepções e práticas fortemente tradicionais tanto por parte de professores quanto alunos. Por fim são apresentadas algumas considerações a respeito das possibilidades de concretização e limitações na efetivação de propostas curriculares constituídas a partir dos estudos e reflexões realizadas.
Palavras Chave
educação de jovens e adultos, ensino de física, legislação,

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas