O uso de trilha interpretativa de mata como proposta de metodologia para o ensino fundamental

Título
O uso de trilha interpretativa de mata como proposta de metodologia para o ensino fundamental
Autor
Elisabeth Zuleimar Torres
Orientação
Benno Pokorny
Instituição
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Ciências Agrárias
Ano
2000
Cidade / UF
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A área de mata do Centro de Referência em Educação Ambiental "Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira", localizado na área metropolitana de Belém, ilha de Caratateua, estado do Pará forneceu subsídios para a utilização de uma trilha interpretativa de mata como proposta de metodologia para o ensino fundamental voltada para a quantificação e qualificação do conhecimento adquirido pelos discentes em ambiente formal e para o desenvolvimento de uma consciência ecologicamente correta. Evidenciou-se o papel da escola e seus diversos currículos, a importância dos projetos de trabalho, a escolha pelo ensino fundamental e de Ciências, as metodologias, a interdisciplinaridade e avaliações. Definiu-se o conceito de Educação Ambiental, interpretação ambiental e de trilhas. Destacou-se a apresentação das diretrizes metodológicas em Educação Ambiental, a diferença entre a educação formal e a Educação Ambiental, a classificação, tipos e etapas de implantação de uma trilha interpretativa de mata. Sistematizou-se a metodologia através da definição de um conteúdo disciplinar possível de ser ministrado tanto em sala de aula quanto em ambiente florestal, da escolha de educandos do Ciclo Básico III do Liceu Escola de Artes e Ofícios "Mestre Raimundo Cardoso" como público alvo, da avaliação dos métodos sala, campo e sala-campo, da caminhada em uma trilha interpretativa de mata, além da elaboração e aplicação de avaliação. Coletou-se então um número expressivo de dados que foram submetidos ao sistema de análise estatística e considerados significativos. Concluiu-se que a utilização de uma trilha interpretativa de mata é um bom instrumento metodológico para otimizar o aprendizado teórico e a consciência ambiental de discentes do ensino fundamental.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método