Contribuições da Química Analítica à Educação Ambiental
Título
Contribuições da Química Analítica à Educação Ambiental
Contribuições da Química Analítica à Educação Ambiental
Autor
Técla Dias Torres
Técla Dias Torres
Orientação
José Luís Lopes Araújo
José Luís Lopes Araújo
Instituição
UFPI
UFPI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
1997
1997
Cidade / UF
Teresina/PI
Teresina/PI
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho visa contribuir para o desenvolvimento da Química Analítica aplicada na formação dos licenciados em Química e áreas afins, através das disciplinas Química Analítica Teórica e Experimental associada à Educação Ambiental, sob a forma de material didático instrucional e assim, complementar os conteúdos programáticos desta disciplina. Nesta, pauta-se a discussão das articulações entre Educação Ambiental e a Química Analítica, abordando a integração dos conteúdos programáticos de forma interdisciplinar, sua importância e a relação desses conteúdos curriculares entre si e, ainda, suas aplicações. Trata-se de um estudo que ressalta as causas e justificativas pelas quais a Educação Ambiental deve ser integrada à Química Analítica, como também, abrange a necessidade da pesquisa e do delinear do objeto de estudo na possibilidade de transformarmos a realidade em que atuamos, colocando as partes do contexto em relação com os seu significado no todo, através da vivência educacional e profissional para melhor desenvolvimento da educação. Em resumo, este trabalho propõe alternativas que integram o estudo do conteúdo programático da Química Analítica à Educação Ambiental, uma vez que esta, sendo multidisciplinar, propaga uma formação de educadores em química em nível de 2º grau produzindo, portanto, um efeito educativo multiplicador.
O presente trabalho visa contribuir para o desenvolvimento da Química Analítica aplicada na formação dos licenciados em Química e áreas afins, através das disciplinas Química Analítica Teórica e Experimental associada à Educação Ambiental, sob a forma de material didático instrucional e assim, complementar os conteúdos programáticos desta disciplina. Nesta, pauta-se a discussão das articulações entre Educação Ambiental e a Química Analítica, abordando a integração dos conteúdos programáticos de forma interdisciplinar, sua importância e a relação desses conteúdos curriculares entre si e, ainda, suas aplicações. Trata-se de um estudo que ressalta as causas e justificativas pelas quais a Educação Ambiental deve ser integrada à Química Analítica, como também, abrange a necessidade da pesquisa e do delinear do objeto de estudo na possibilidade de transformarmos a realidade em que atuamos, colocando as partes do contexto em relação com os seu significado no todo, através da vivência educacional e profissional para melhor desenvolvimento da educação. Em resumo, este trabalho propõe alternativas que integram o estudo do conteúdo programático da Química Analítica à Educação Ambiental, uma vez que esta, sendo multidisciplinar, propaga uma formação de educadores em química em nível de 2º grau produzindo, portanto, um efeito educativo multiplicador.
Palavras Chave
Química Analítica, formação inicial, material didático.
Química Analítica, formação inicial, material didático.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental, Química
Educação Ambiental, Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas