Os instrumentos musicais como recurso didático no ensino de acústica

Título
Os instrumentos musicais como recurso didático no ensino de acústica
Autor
Elisabete Trentin
Orientação
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Embora existam poucos estudos na área de ensino de acústica, estes apontam que os conceitos envolvendo o som têm um efeito motivador na aprendizagem, despertando o interesse dos alunos. Nesta pesquisa, intitulada "Os instrumentos Musicais como Recurso Didático no Ensino de Acústica", constatamos que eles facilmente estabelecem relações com fatos do cotidiano, como: a emissão de sons (a fala, o canto), propagação de sons (o eco, antenas de rádio), detecção de sons (o ouvido, osciloscópio), relações entre som e música (CD, fita cassete, alto-falante, instrumentos musicais), sons do meio ambiente (canto de pássaros, trovões, ruídos dos automóveis), entre outras experiências rotineiras. Se por um lado a acústica é atraente para as pessoas, a compreensão da mesma nem sempre é fácil. Um dos aspectos a se considerar são as formas individuais de cada um conceber onda e som, para então compreender a explicação científica. Além disso, a acústica é uma área que propicia a discussão de temas atuais, com embasamento em várias ciências, e mostra algumas ligações entre ciência e tecnologia. É, pois, um motivo a mais para lhe reivindicarmos um lugar significativo no currículo de ciências. Na intenção de contribuir para a melhoria do ensino da acústica, estamos trazendo subsídios ao professor do ensino médio, tais como: as concepções dos alunos sobre esse conteúdo, uma análise dos principais conceitos físicos, temas complementares como o mecanismo da audição e a linguagem musical e alguns experimentos - que permitirão acoplar a acústica aos intrumentos musicais mais comuns. A produção de sons por instrumentos musicais e os fenômenos sonoros são temas igualmente importantes na física e na música. Assim, acreditamos na potencialidade da música como recurso para a aprendizagem dos conteúdos referentes ao som. Nossa ênfase está em utilizar os instrumentos para ensinar na prática as características sonoras - altura, intensidade e timbre. Mas também pretendemos possibilitar aos alunos a observação das grandezas físicas envolvidas na produção do som e a construção do formalismo científico de modo adequado e signficativo.
Palavras Chave
ensino de física; música; acústica

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método