Refletindo Dificuldades de Aprendizagem de alunos no Ensino médio no Estudo do Equilíbrio Químico

Título
Refletindo Dificuldades de Aprendizagem de alunos no Ensino médio no Estudo do Equilíbrio Químico
Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Autor
Fábia Maria Gomes Uehara
Orientação
Márcia Gorette Lima da Silva
Instituição
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Ano
2005
Cidade / UF
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A pesquisa aqui apresentada biusca identificar os principais erros conceituais cometidos por alunos deo Ensino Médio ao estudar o tema Equilíbrio Químico e como os livros didáticos podem influenciar na formação desses. Para o levantamento desses dador foram aplicados 150 questionários, contendo 11 questões abertas e quatro fechadas. Foram utilizados como sujeitos da pesquisa alunos de três escolas particulares da Cidade do Natal-RN. O questionário para a análise do livro procurou conhecer como o tema estava sendo abordade, funcionando como facilitador ou não na formação do conhecimento. os livros foram escolhidos por serem os mais adotados pelas escolas da mesma cidade. na análise do livro didático foram avaliados 12 itens, que procuravam identificar: a clareza com que o livro aboardava os conteúdos, contextualização dos exercícios, analogias utilizadas, quantidades de exercícios quantitativos e qualitativos, a conexão entre os conteúdos e a retomada de conceitos relativos ao tema Eqyulíbrio Químico e os principais equívocos encontrados foram: definição do estado de equilíbrio em uma reação química, da constante, dupla seta, confusão entre massa e concentração, representação microscópia de uma reação em equilíbrio, pressão parcial e pressãototaç, função de catyalisadpores. os resultados demonstraram muita insegurança ou falta de conhecimentos sobre o tema ao verificcarmos o grande número de questões em branco e uma significante percentagem de questões que apresentavam erros conceituais. Concluímos que esses erros poderiam ser amenizados, ou até mesmo evitados, se o livro didático e professor abordassem o conteúdo de forma mais conceitual, com a aplicação de maior número de exercícios qualitativos, observando a construção das definições pelos alunos, evitando assim, se possíovel, a formação de conceitos errôneos.
Palavras Chave
Equilíbrio Químico, Erros Conceituais, Livro Didático, Ensino Médio

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos, Características do Aluno