Uma abordagem cognitiva ao planejamento da inserção da Educação Sanitária e Ambiental no currículo do ensino fundamental.

Título
Uma abordagem cognitiva ao planejamento da inserção da Educação Sanitária e Ambiental no currículo do ensino fundamental.
Autor
Aceli Catarina Simas Ulbricht
Orientação
Daniel José da Silva
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro Tecnológico
Ano
2001
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este é um estudo acerca de uma abordagem cognitiva ao planejamento da inserção da Educação Ambiental no currículo do ensino fundamental. Esta abordagem foi estruturada com base no Modelo PEDS (Planejamento Estratégico do Desenvolvimento Sustentável), construído e proposto pelo Prof. Daniel José da Silva, Orientador desta dissertação, e resultou da associação de uma abordagem cognitiva autopoiética a uma metodologia de planejamento estratégico adaptado para organizações públicas. A metodologia aplicada para o desenvolvimento da pesquisa realizada foi a pesquisa-ação e contou com a participação de professores de 5ªs séries de duas escolas, uma da rede municipal e outra da rede federal de ensino público, dos bairros da Trindade e do Pantanal, respectivamente. Os resultados da pesquisa que envolveu a organização autopoiética do modelo são constituídos das etapas de sensibilização, capacitação e gerenciamento. O processo de aprendizagem dos participantes deu-se a partir de uma pedagogia construtivista, através de sua própria participação, isto é, aprendendo com o seu próprio fazer, na perspectiva de construir conceitos e propor estratégias pedagógicas de ações ambientais no currículo escolar do ensino fundamental.
Palavras Chave
abordagem cognitiva - planejamento - ensino fundamental - currículo - educação ambiental

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Formação de Conceitos