Condicionantes para a formação permanente de professores de Física no âmbito de um curso de atualização e aperfeiçoamento.

Título
Condicionantes para a formação permanente de professores de Física no âmbito de um curso de atualização e aperfeiçoamento.
Autor
Sandro Rogério Vargas Ustra
Orientação
Eduardo Adolfo Terrazan
Instituição
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
1997
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre um curso de atualização e aperfeiçoamento, para professores de física, intitulado "alternativas para o ensino da Mecânica na escola média", na região de Santa Maria/ RS. A partir de nossas experiências na área junto a professores de ciências e de física, em particular, configuramos uma preocupação em relação à autonomia destes frente as suas próprias praticas pedagógicas. Neste sentido, nos propusemos a investigar como os professores de física exerciam ou deixavam de exercer sua autonomia e que contribuições poderiam surgir da participação destes em programas/cursos de atualização e aperfeiçoamento. Assim privilegiamos o espaço junto ao referido curso para nossas observações sobre situações envolvidas e os problemas decorrentes, analisando criticamente os principais condicionantes para esta pratica extensionista. Desta análise sugerimos formas de encaminhamento para uma avaliação da autonomia dos professores, através de programas de formação permanente.
Palavras Chave
Curso de atualização e aperfeiçoamento, Mecânica, Prática pedagógica, característica do professor, autonomia do professor.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores