Concepções de meio: bases para o estudo ambiental nas escolas
Título
Concepções de meio: bases para o estudo ambiental nas escolas
Concepções de meio: bases para o estudo ambiental nas escolas
Educação
Autor
Maria Celi Chaves Vasconcelos
Maria Celi Chaves Vasconcelos
Orientação
Speranza Franca da Mata
Speranza Franca da Mata
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo tem por objetivo identificar as concepções de meio ambiente de alunos do 1º segmento do ensino fundamental das escolas da rede pública, entendidas como a capacidade de cada um dos elementos da natureza de expressar e afirmar a sua especificidade, constituindo a base da grande trama do imaginário ambiental, na qual cada coisa é dotada de um sentido para si própria e para o conjunto. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa, cuja pesquisa foi realizada em 5 escolas da rede municipal de Niterói-RJ, escolhidas pelo maior número de matrículas e de turmas na região de planejamento a que pertencem. Como referencial teórico foi utilizado o estudo de concepções de crianças, de André Giordan, na análise de desenhos e entrevistas acerca de meio ambiente, feitas em uma amostra total de 175 alunos da 1ª à 4ª série do ensino fundamental. Os resultados demonstram que, conhecendo as concepções de meio ambiente das crianças, podemos caracterizar suas formas de relacionamento com este tema, sinalizando pistas para alternativas de ações pedagógicas mais significativas, dentro de um enfoque político da Educação Ambiental e de análise do cotidiano como espaço de intervenção direta.
Este estudo tem por objetivo identificar as concepções de meio ambiente de alunos do 1º segmento do ensino fundamental das escolas da rede pública, entendidas como a capacidade de cada um dos elementos da natureza de expressar e afirmar a sua especificidade, constituindo a base da grande trama do imaginário ambiental, na qual cada coisa é dotada de um sentido para si própria e para o conjunto. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa, cuja pesquisa foi realizada em 5 escolas da rede municipal de Niterói-RJ, escolhidas pelo maior número de matrículas e de turmas na região de planejamento a que pertencem. Como referencial teórico foi utilizado o estudo de concepções de crianças, de André Giordan, na análise de desenhos e entrevistas acerca de meio ambiente, feitas em uma amostra total de 175 alunos da 1ª à 4ª série do ensino fundamental. Os resultados demonstram que, conhecendo as concepções de meio ambiente das crianças, podemos caracterizar suas formas de relacionamento com este tema, sinalizando pistas para alternativas de ações pedagógicas mais significativas, dentro de um enfoque político da Educação Ambiental e de análise do cotidiano como espaço de intervenção direta.
Palavras Chave
Imaginário Ambiental; Crianças; Meio Ambiente
Imaginário Ambiental; Crianças; Meio Ambiente
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno