Tecendo redes de diálogo e aprendizagem no coletivo do Pró-Ciências/CEAMECIM.
Título
Tecendo redes de diálogo e aprendizagem no coletivo do Pró-Ciências/CEAMECIM.
Tecendo redes de diálogo e aprendizagem no coletivo do Pró-Ciências/CEAMECIM.
Autor
Carla de Lima Vasques
Carla de Lima Vasques
Orientação
Débora Pereira Laurino
Débora Pereira Laurino
Instituição
FURG
FURG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Rio Grande/RS
Rio Grande/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa busca compreender o trabalho coletivo construído por uma Comunidade de Aprendizagem, que foi estabelecida em um curso de formação continuada de professores. Esta comunidade constituiu-se de professores universitários ligados a Educação Ambiental, os quais elaboraram e desenvolveram o curso; de professores do Ensino Médio e da pesquisadora que, para investigar esta ação conjunta, fez uma observação naturalista de participação direta, a partir da inserção ecológica no grupo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, e estudada a teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano; o significado de coletivo para a constituição de Comunidades de Aprendizagem e os princípios da Educação Ambiental enquanto educação política e interdisciplinar. Os dados da pesquisa forma obtidos dos registros no diário coletivo durante o curso e dos diálogos sobre a ação conjunta no curso, realizados em atividade posterior. Os dados forma organizados sistematicamente e analisados a partir das informações explícitas e implícitas nas unidades de significado, como a análise textual de informações discursivas propõe. Surgiram, então, a posteriori, três categorias de análise: O Coletivo: Formação, Relações e Implicações, que se constitui num entendimento sobre a formação do grupo, a partir da intenção do trabalho coletivo, das relações que se estabeleceram entre os participantes e dos limites presentes nesse tipo de trabalho. Articulação de Práticas: que discute o coletivo a partir de sua heterogeneidade teórica e metodológica, dos despertar do interesse do estudante e da especificidade do professor. E a Movimentação através dos Contextos Ecológicos: que apresenta uma análise sobre o movimento entre os ambientes próximos e distantes de ação direta ou indireta dos participantes, antes, durante e depois do curso, movimentos esses que foram oportunizados por mudanças de papéis ou aprendizagens significativas. Com a análise dos dados, percebe-se que o grupo se constituiu numa Comunidade de Aprendizagem que teve, desde o início, a intenção de um trabalho coletivo e que se formou, a partir de limites, resistências, ausências, possibilidades, reflexões da prática, heterogeneidade teórica, metodológica e de experiências pessoais e profissionais. Com essa pesquisa foi possível entender que enquanto ação instituinte os coletivos de trabalho percorrem trajetórias que contam com muitos meandros, meandros esses que delimitam a própria performance do grupo. Espero, também, que o trabalho sirva de referencial, para aqueles que apostam na constituição de comunidades de aprendizagem.
Esta pesquisa busca compreender o trabalho coletivo construído por uma Comunidade de Aprendizagem, que foi estabelecida em um curso de formação continuada de professores. Esta comunidade constituiu-se de professores universitários ligados a Educação Ambiental, os quais elaboraram e desenvolveram o curso; de professores do Ensino Médio e da pesquisadora que, para investigar esta ação conjunta, fez uma observação naturalista de participação direta, a partir da inserção ecológica no grupo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, e estudada a teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano; o significado de coletivo para a constituição de Comunidades de Aprendizagem e os princípios da Educação Ambiental enquanto educação política e interdisciplinar. Os dados da pesquisa forma obtidos dos registros no diário coletivo durante o curso e dos diálogos sobre a ação conjunta no curso, realizados em atividade posterior. Os dados forma organizados sistematicamente e analisados a partir das informações explícitas e implícitas nas unidades de significado, como a análise textual de informações discursivas propõe. Surgiram, então, a posteriori, três categorias de análise: O Coletivo: Formação, Relações e Implicações, que se constitui num entendimento sobre a formação do grupo, a partir da intenção do trabalho coletivo, das relações que se estabeleceram entre os participantes e dos limites presentes nesse tipo de trabalho. Articulação de Práticas: que discute o coletivo a partir de sua heterogeneidade teórica e metodológica, dos despertar do interesse do estudante e da especificidade do professor. E a Movimentação através dos Contextos Ecológicos: que apresenta uma análise sobre o movimento entre os ambientes próximos e distantes de ação direta ou indireta dos participantes, antes, durante e depois do curso, movimentos esses que foram oportunizados por mudanças de papéis ou aprendizagens significativas. Com a análise dos dados, percebe-se que o grupo se constituiu numa Comunidade de Aprendizagem que teve, desde o início, a intenção de um trabalho coletivo e que se formou, a partir de limites, resistências, ausências, possibilidades, reflexões da prática, heterogeneidade teórica, metodológica e de experiências pessoais e profissionais. Com essa pesquisa foi possível entender que enquanto ação instituinte os coletivos de trabalho percorrem trajetórias que contam com muitos meandros, meandros esses que delimitam a própria performance do grupo. Espero, também, que o trabalho sirva de referencial, para aqueles que apostam na constituição de comunidades de aprendizagem.
Palavras Chave
Comunidade de Aprendizagem, Trabalho coletivo, Características do Professor.
Comunidade de Aprendizagem, Trabalho coletivo, Características do Professor.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores