A visão dos professores sobre as atividades experimentais no desenvolvimento de competencias em Física.
Título
A visão dos professores sobre as atividades experimentais no desenvolvimento de competencias em Física.
A visão dos professores sobre as atividades experimentais no desenvolvimento de competencias em Física.
Autor
Renata Vasnizi
Renata Vasnizi
Orientação
Mikiya Muramatsu
Mikiya Muramatsu
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2006
2006
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Estudos mostram que as demonstrações experimentais tradicionais não são efetivas no aprendizado, pois não oferecem subsidios necessários para uma aprendizagem significativa. Por outro lado não são bem recebidas por alguns professores que as julgam de difícil aplicação. Em nosso trabalho apresentamos as atividades experimentais mediadas e investigadas e buscamos identificar a visão dos professores sobre sua utilização no ensino de Óptica, onde pautamos nossa pesquisa analisando-as como ferramenta para o desenvolvimento de competências através da mediação.
Estudos mostram que as demonstrações experimentais tradicionais não são efetivas no aprendizado, pois não oferecem subsidios necessários para uma aprendizagem significativa. Por outro lado não são bem recebidas por alguns professores que as julgam de difícil aplicação. Em nosso trabalho apresentamos as atividades experimentais mediadas e investigadas e buscamos identificar a visão dos professores sobre sua utilização no ensino de Óptica, onde pautamos nossa pesquisa analisando-as como ferramenta para o desenvolvimento de competências através da mediação.
Palavras Chave
física, estudo, ensino, óptica, ensino aprendizagem.
física, estudo, ensino, óptica, ensino aprendizagem.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor