O ensino de química para adolescentes em conflito com a lei: possibilidades e desafios.
Título
O ensino de química para adolescentes em conflito com a lei: possibilidades e desafios.
O ensino de química para adolescentes em conflito com a lei: possibilidades e desafios.
Autor
Wesley Fernandes Vaz
Wesley Fernandes Vaz
Orientação
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química
Instituto de Química
Ano
2007
2007
/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A complexa realidade social do Brasil encontra-se marcada por diversas problemáticas, que influenciam toda a estrutura da sociedade do país. O aumento constante das infrações cometidas por adolescentes e jovens reflete a situação em que o país se encontra em relação a este tema. A dura realidade experimentada pelos adolescentes em conflito com a lei encontra-se marcada por uma série de características comuns. A falta de perspectivas gera uma intensa relação com o presente, e o recurso mais utilizado para lidar com problemas e fracassos passa pela violência. Portanto, é necessário propor alternativas que possam minimizar estas problemáticas com o intuito de inserir o adolescente na sociedade por meio da educação, ainda mais quando se sabe que para esse adolescente o ensino de Química não tem relação com a sociedade nem desperta o interesse pelo conhecimento. Para isso, esse trabalho propõe o uso de jogos e de experimentação como forma de motivação para o ensino de Química e para despertar o interesse para a Ciência no adolescente em conflito com a lei, avaliando sua importância e o impacto dessas práticas nessa clientela, além de discutir os problemas e desafios de se ensinar Química nesse tipo de instituição. Como método utilizou-se a fenomenologia e como instrumento de coleta de dados o questionário, a entrevista e a observação participante. O ambiente foi o CAJE e o CIAGO, em Brasília, com aproximadamente 300 alunos. Os resultados mostraram a eficiência dos jogos e da experimentação em despertar o interesse e aumentar a motivação dos internos. A experimentação teve efeitos maiores nos adolescentes, considerando-se que os mesmos tinham que manipular os vários experimentos, além do forte caráter lúdico presente, uma maneira de distração dos adolescentes dos problemas que enfrentam em seu cotidiano e privados de liberdade. O trabalho também mostra o despreparo das instituições quanto a esse tipo de aluno. Finalmente é feito um debate sobre os problemas e desafios que se encontram na educação de adolescentes em conflito com a lei, apresentando-se propostas como a de treinamento adequado para professores que trabalham nessas situações especiais.
A complexa realidade social do Brasil encontra-se marcada por diversas problemáticas, que influenciam toda a estrutura da sociedade do país. O aumento constante das infrações cometidas por adolescentes e jovens reflete a situação em que o país se encontra em relação a este tema. A dura realidade experimentada pelos adolescentes em conflito com a lei encontra-se marcada por uma série de características comuns. A falta de perspectivas gera uma intensa relação com o presente, e o recurso mais utilizado para lidar com problemas e fracassos passa pela violência. Portanto, é necessário propor alternativas que possam minimizar estas problemáticas com o intuito de inserir o adolescente na sociedade por meio da educação, ainda mais quando se sabe que para esse adolescente o ensino de Química não tem relação com a sociedade nem desperta o interesse pelo conhecimento. Para isso, esse trabalho propõe o uso de jogos e de experimentação como forma de motivação para o ensino de Química e para despertar o interesse para a Ciência no adolescente em conflito com a lei, avaliando sua importância e o impacto dessas práticas nessa clientela, além de discutir os problemas e desafios de se ensinar Química nesse tipo de instituição. Como método utilizou-se a fenomenologia e como instrumento de coleta de dados o questionário, a entrevista e a observação participante. O ambiente foi o CAJE e o CIAGO, em Brasília, com aproximadamente 300 alunos. Os resultados mostraram a eficiência dos jogos e da experimentação em despertar o interesse e aumentar a motivação dos internos. A experimentação teve efeitos maiores nos adolescentes, considerando-se que os mesmos tinham que manipular os vários experimentos, além do forte caráter lúdico presente, uma maneira de distração dos adolescentes dos problemas que enfrentam em seu cotidiano e privados de liberdade. O trabalho também mostra o despreparo das instituições quanto a esse tipo de aluno. Finalmente é feito um debate sobre os problemas e desafios que se encontram na educação de adolescentes em conflito com a lei, apresentando-se propostas como a de treinamento adequado para professores que trabalham nessas situações especiais.
Palavras Chave
Recursos Didáticos, Jogos e Experimentação.
Recursos Didáticos, Jogos e Experimentação.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método
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