Buscando paradigmas indicadores da interdisciplinaridade no processo de construção do sujeito sexuado na escola

Título
Buscando paradigmas indicadores da interdisciplinaridade no processo de construção do sujeito sexuado na escola
Educação
Autor
Semiramis Fabiola Augusta Gorini da Veiga
Orientação
Cleonice Carolina Reche
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O ser humano se constrói como sujeito durante toda sua vida. Os aspectos relacionadores a sua sexualidade devem ser promovidos ao longo desse processo, pela família e pela escola. A pesquisa objetivou verificar se a escola - através do seu currículo diversificado e através das práticas pedagógicas que adota - pode oferecer ao/a aluno/a, interdisciplinarmente, a possibilidade de construir-se como sujeito, respeitando-se sua sexualidade. O que se pretende e mostrar - nas diferentes disciplinas, nos conteúdos trabalhados, nas práticas desenvolvidas, nas falas e atitudes de professores/as e alunos/as, de que forma os temas envolvendo a sexualidade são abordados. Além disso, procura-se identificar alguns indicadores da possibilidade de o/a aluno/a chegar à interdisciplinaridade, no que tange à aprendizagem e à construção da sua sexualidade.
Palavras Chave
Escola; Currículo, Interdisciplinaridade; Sexualidade

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas