Preditores do uso da camisinha no âmbito escolar: uma aplicação da teoria da ação racional
Título
Preditores do uso da camisinha no âmbito escolar: uma aplicação da teoria da ação racional
Preditores do uso da camisinha no âmbito escolar: uma aplicação da teoria da ação racional
Educação
Autor
Maria Rosangela da Rocha Veloso
Maria Rosangela da Rocha Veloso
Orientação
Antônio Roazzi
Antônio Roazzi
Instituição
UFPI
UFPI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Teresina/PI
Teresina/PI
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A pesquisa teve como objetivos: 1) identificar os preditores das condutas usar a camisinha para o sexo masculino e pedir ao parceiro para usá-la para o feminino. 2) propor um modelo de programa preventivo-educativo _x005F_x000C_nas escolas, embasado nos resultados encontrados no primeiro objetivo. A amostra constou de 403 adolescentes de ambos os sexos, pertencentes ao quarto ciclo do Ensino Fundamental das escolas públicas de Teresina/PI. A amostragem estratificada proporcional foi utilizada para chegar a um percentual representativo da população em estudo. O modelo teórico-metodológico da Teoria da Ação Racional foi escolhido para nortear a pesquisa, que constituiu dos Estudos I e II: no primeiro, foram levantadas as Crenças Comportamentais e Normativas modais salientes, através de entrevistas semi-estruturadas com uma subamostra dos sujeitos e no segundo, questionários foram elaborados a partir dos resultados do Estudo I, para se chegar aos preditores das duas condutas pesquisadas. Os resultados encontrados para os adolescentes masculinos foram os componentes normativos Norma Subjetiva e duas Crenças Normativas meus amigos e a televisão. Para o sexo feminino, os componentes normativos a Crença Normativa meus amigos (as)e a Norma Subjetiva, como também os componentes atitudinais Atitude: bom/ruim e a Crença Comportamental diminui prazer dele. Com base nos resultados obtidos, foi elaborada uma proposta de intervenção nas escolas, que constituiu o segundo objetivo delineado por esta pesquisa.
A pesquisa teve como objetivos: 1) identificar os preditores das condutas usar a camisinha para o sexo masculino e pedir ao parceiro para usá-la para o feminino. 2) propor um modelo de programa preventivo-educativo _x005F_x000C_nas escolas, embasado nos resultados encontrados no primeiro objetivo. A amostra constou de 403 adolescentes de ambos os sexos, pertencentes ao quarto ciclo do Ensino Fundamental das escolas públicas de Teresina/PI. A amostragem estratificada proporcional foi utilizada para chegar a um percentual representativo da população em estudo. O modelo teórico-metodológico da Teoria da Ação Racional foi escolhido para nortear a pesquisa, que constituiu dos Estudos I e II: no primeiro, foram levantadas as Crenças Comportamentais e Normativas modais salientes, através de entrevistas semi-estruturadas com uma subamostra dos sujeitos e no segundo, questionários foram elaborados a partir dos resultados do Estudo I, para se chegar aos preditores das duas condutas pesquisadas. Os resultados encontrados para os adolescentes masculinos foram os componentes normativos Norma Subjetiva e duas Crenças Normativas meus amigos e a televisão. Para o sexo feminino, os componentes normativos a Crença Normativa meus amigos (as)e a Norma Subjetiva, como também os componentes atitudinais Atitude: bom/ruim e a Crença Comportamental diminui prazer dele. Com base nos resultados obtidos, foi elaborada uma proposta de intervenção nas escolas, que constituiu o segundo objetivo delineado por esta pesquisa.
Palavras Chave
Preditores; Camisinha; Aids; Estudantes.
Preditores; Camisinha; Aids; Estudantes.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno