Preditores do uso da camisinha no âmbito escolar: uma aplicação da teoria da ação racional

Título
Preditores do uso da camisinha no âmbito escolar: uma aplicação da teoria da ação racional
Educação
Autor
Maria Rosangela da Rocha Veloso
Orientação
Antônio Roazzi
Instituição
UFPI
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2000
Cidade / UF
Teresina/PI
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A pesquisa teve como objetivos: 1) identificar os preditores das condutas usar a camisinha para o sexo masculino e pedir ao parceiro para usá-la para o feminino. 2) propor um modelo de programa preventivo-educativo _x005F_x000C_nas escolas, embasado nos resultados encontrados no primeiro objetivo. A amostra constou de 403 adolescentes de ambos os sexos, pertencentes ao quarto ciclo do Ensino Fundamental das escolas públicas de Teresina/PI. A amostragem estratificada proporcional foi utilizada para chegar a um percentual representativo da população em estudo. O modelo teórico-metodológico da Teoria da Ação Racional foi escolhido para nortear a pesquisa, que constituiu dos Estudos I e II: no primeiro, foram levantadas as Crenças Comportamentais e Normativas modais salientes, através de entrevistas semi-estruturadas com uma subamostra dos sujeitos e no segundo, questionários foram elaborados a partir dos resultados do Estudo I, para se chegar aos preditores das duas condutas pesquisadas. Os resultados encontrados para os adolescentes masculinos foram os componentes normativos Norma Subjetiva e duas Crenças Normativas meus amigos e a televisão. Para o sexo feminino, os componentes normativos a Crença Normativa meus amigos (as)e a Norma Subjetiva, como também os componentes atitudinais Atitude: bom/ruim e a Crença Comportamental diminui prazer dele. Com base nos resultados obtidos, foi elaborada uma proposta de intervenção nas escolas, que constituiu o segundo objetivo delineado por esta pesquisa.
Palavras Chave
Preditores; Camisinha; Aids; Estudantes.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Aluno