O uso do vídeo como recurso de ensino e aprendizagem da Física
Título
O uso do vídeo como recurso de ensino e aprendizagem da Física
O uso do vídeo como recurso de ensino e aprendizagem da Física
Autor
Dalva Aldrighi Vergara
Dalva Aldrighi Vergara
Orientação
Bernardo Buchweitz
Bernardo Buchweitz
Instituição
UFPel
UFPel
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Pelotas/RS
Pelotas/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Para estudar alguns assuntos de Física, foram planejadas e realizadas atividades de ensino com base em um modelo de ensino em que as interações entre o professor, o material educativo e o estudante são essenciais para que o estudante capte o significado desse material. Tais atividades de ensino, envolveram videofilmes sobre forças, propagação de calor, reflexão e refração da luz. Esses vídeos foram mostrados para estudantes de nível médio e então desenvolvidas atividades de ensino baseadas no assunto abordado nos vídeos, visando a participação ativa dos estudantes em aula. O estudo foi planejado para investigar a aprendizagem dos estudantes resultantes da realização dessas atividades. Dados foram obtidos através de observações, questionários, testes e entrevistas. Com base nas evidências obtidas ao longo do trabalho, foram estabelecidas as seguintes conclusões gerais: os vídeos mostraram cenas e procedimentos para produzir conhecimento e isso ocorreu de maneira clara, considerando que foi possível compartilhar significados a partir das interações entre professor, material educativo e estudantes. Como resultado das atividades de ensino, a aprendizagem dos estudantes foi significativa em termos da observação e análise de fenômenos físicos, entendimento de conceitos e relações, aplicações em diferentes situações do cotidiano e formação de uma atitude positiva sobre o ensino e a Física.
Para estudar alguns assuntos de Física, foram planejadas e realizadas atividades de ensino com base em um modelo de ensino em que as interações entre o professor, o material educativo e o estudante são essenciais para que o estudante capte o significado desse material. Tais atividades de ensino, envolveram videofilmes sobre forças, propagação de calor, reflexão e refração da luz. Esses vídeos foram mostrados para estudantes de nível médio e então desenvolvidas atividades de ensino baseadas no assunto abordado nos vídeos, visando a participação ativa dos estudantes em aula. O estudo foi planejado para investigar a aprendizagem dos estudantes resultantes da realização dessas atividades. Dados foram obtidos através de observações, questionários, testes e entrevistas. Com base nas evidências obtidas ao longo do trabalho, foram estabelecidas as seguintes conclusões gerais: os vídeos mostraram cenas e procedimentos para produzir conhecimento e isso ocorreu de maneira clara, considerando que foi possível compartilhar significados a partir das interações entre professor, material educativo e estudantes. Como resultado das atividades de ensino, a aprendizagem dos estudantes foi significativa em termos da observação e análise de fenômenos físicos, entendimento de conceitos e relações, aplicações em diferentes situações do cotidiano e formação de uma atitude positiva sobre o ensino e a Física.
Palavras Chave
Conteúdo e Método, Videos.
Conteúdo e Método, Videos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos