O meio ambiente a partir da Arte de Krajcberg: perspectivas educacionais em Ciência e Arte.
Título
O meio ambiente a partir da Arte de Krajcberg: perspectivas educacionais em Ciência e Arte.
O meio ambiente a partir da Arte de Krajcberg: perspectivas educacionais em Ciência e Arte.
Autor
Solange de Souza Vergnano
Solange de Souza Vergnano
Orientação
Luiz E. Vargas de Aguiar
Luiz E. Vargas de Aguiar
Instituição
FIOCRUZ
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A tradição cultural e político-educacional do Brasil aponta para uma tendência a considerar o campo das artes voltado apenas para o lazer e o prazer, enquanto o das ciências tem sido relacionado à produtividade e à academia. As novas correntes educacionais, no entanto, reforçam a interação entre saberes, através de propostas interdisciplinares que instiguem a curiosidade e a capacidade crítica do educando. Tais correntes articulam, deste modo, a história dos indivíduos e os códigos culturais pessoais e coletivos, a fim de buscar e construir formas diversas de auto-expressão e de identidade individual e coletiva. O presente trabalho propõe uma análise sobre como o processo de construção do conhecimento em arte e a avaliação da produção artística podem conectar-se com a pesquisa científica. O estudo foi pautado em teorias sobre a arte-educação, sobre a educação ambiental e a integração ciência e arte no ensino não-formal, em que a aprendizagem se dá a partir da investigação e da leitura das imagens do cotidiano e das relações homem/natureza. Esta proposta de pesquisa previu, para uma etapa de investigação qualitativa, a coleta e análise da criação artística produzida em atividades desenvolvidas em Oficina de Arte e Meio Ambiente, cujo tema foi um estudo das possibilidades de sensibilização para questões ambientais, a partir dos elementos das Artes Visuais, presentes nas obras de Frans Krajcberg- esculturas produzidas com árvores calcinadas em queimadas ocorridas em diversas regiões do território brasileiro. O artista plástico engajado na luta pela preservação do Meio Ambiente, em suas obras, transmite a angustia pelo descaso com que o patrimônio natural brasileiro é tratado. A etapa quantitativa da pesquisa estruturou-se a partir da aplicação de um questionário a alunos dos períodos iniciais de cursos de Licenciaturas em Artes e Biologia, de Universidades da Rede Pública da cidade do Rio de Janeiro, a fim de levantar as expectativas trazidas por esses sujeitos acerca da conceituação da Arte e do Meio Ambiente e seus espaços de aplicação e integração. Para a análise foram utilizados pressupostos teóricos da Iconografia, da Análise do Discurso de Base Enunciativa e da Estatística Descritiva.
A tradição cultural e político-educacional do Brasil aponta para uma tendência a considerar o campo das artes voltado apenas para o lazer e o prazer, enquanto o das ciências tem sido relacionado à produtividade e à academia. As novas correntes educacionais, no entanto, reforçam a interação entre saberes, através de propostas interdisciplinares que instiguem a curiosidade e a capacidade crítica do educando. Tais correntes articulam, deste modo, a história dos indivíduos e os códigos culturais pessoais e coletivos, a fim de buscar e construir formas diversas de auto-expressão e de identidade individual e coletiva. O presente trabalho propõe uma análise sobre como o processo de construção do conhecimento em arte e a avaliação da produção artística podem conectar-se com a pesquisa científica. O estudo foi pautado em teorias sobre a arte-educação, sobre a educação ambiental e a integração ciência e arte no ensino não-formal, em que a aprendizagem se dá a partir da investigação e da leitura das imagens do cotidiano e das relações homem/natureza. Esta proposta de pesquisa previu, para uma etapa de investigação qualitativa, a coleta e análise da criação artística produzida em atividades desenvolvidas em Oficina de Arte e Meio Ambiente, cujo tema foi um estudo das possibilidades de sensibilização para questões ambientais, a partir dos elementos das Artes Visuais, presentes nas obras de Frans Krajcberg- esculturas produzidas com árvores calcinadas em queimadas ocorridas em diversas regiões do território brasileiro. O artista plástico engajado na luta pela preservação do Meio Ambiente, em suas obras, transmite a angustia pelo descaso com que o patrimônio natural brasileiro é tratado. A etapa quantitativa da pesquisa estruturou-se a partir da aplicação de um questionário a alunos dos períodos iniciais de cursos de Licenciaturas em Artes e Biologia, de Universidades da Rede Pública da cidade do Rio de Janeiro, a fim de levantar as expectativas trazidas por esses sujeitos acerca da conceituação da Arte e do Meio Ambiente e seus espaços de aplicação e integração. Para a análise foram utilizados pressupostos teóricos da Iconografia, da Análise do Discurso de Base Enunciativa e da Estatística Descritiva.
Palavras Chave
Educação Ambiental; Arte-Educação; Arte-Ciência; Frans Krajcberg.
Educação Ambiental; Arte-Educação; Arte-Ciência; Frans Krajcberg.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores