O meio ambiente a partir da Arte de Krajcberg: perspectivas educacionais em Ciência e Arte.

Título
O meio ambiente a partir da Arte de Krajcberg: perspectivas educacionais em Ciência e Arte.
Autor
Solange de Souza Vergnano
Orientação
Luiz E. Vargas de Aguiar
Instituição
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A tradição cultural e político-educacional do Brasil aponta para uma tendência a considerar o campo das artes voltado apenas para o lazer e o prazer, enquanto o das ciências tem sido relacionado à produtividade e à academia. As novas correntes educacionais, no entanto, reforçam a interação entre saberes, através de propostas interdisciplinares que instiguem a curiosidade e a capacidade crítica do educando. Tais correntes articulam, deste modo, a história dos indivíduos e os códigos culturais pessoais e coletivos, a fim de buscar e construir formas diversas de auto-expressão e de identidade individual e coletiva. O presente trabalho propõe uma análise sobre como o processo de construção do conhecimento em arte e a avaliação da produção artística podem conectar-se com a pesquisa científica. O estudo foi pautado em teorias sobre a arte-educação, sobre a educação ambiental e a integração ciência e arte no ensino não-formal, em que a aprendizagem se dá a partir da investigação e da leitura das imagens do cotidiano e das relações homem/natureza. Esta proposta de pesquisa previu, para uma etapa de investigação qualitativa, a coleta e análise da criação artística produzida em atividades desenvolvidas em Oficina de Arte e Meio Ambiente, cujo tema foi um estudo das possibilidades de sensibilização para questões ambientais, a partir dos elementos das Artes Visuais, presentes nas obras de Frans Krajcberg- esculturas produzidas com árvores calcinadas em queimadas ocorridas em diversas regiões do território brasileiro. O artista plástico engajado na luta pela preservação do Meio Ambiente, em suas obras, transmite a angustia pelo descaso com que o patrimônio natural brasileiro é tratado. A etapa quantitativa da pesquisa estruturou-se a partir da aplicação de um questionário a alunos dos períodos iniciais de cursos de Licenciaturas em Artes e Biologia, de Universidades da Rede Pública da cidade do Rio de Janeiro, a fim de levantar as expectativas trazidas por esses sujeitos acerca da conceituação da Arte e do Meio Ambiente e seus espaços de aplicação e integração. Para a análise foram utilizados pressupostos teóricos da Iconografia, da Análise do Discurso de Base Enunciativa e da Estatística Descritiva.
Palavras Chave
Educação Ambiental; Arte-Educação; Arte-Ciência; Frans Krajcberg.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Formação de Professores