Sensibilização Ambiental: Um diagnóstico na Bacia Hidrográfica do Rio Belém, Curitiba-PR, a partir da percepção de alunos do Ensino Fundamental.
Título
Sensibilização Ambiental: Um diagnóstico na Bacia Hidrográfica do Rio Belém, Curitiba-PR, a partir da percepção de alunos do Ensino Fundamental.
Sensibilização Ambiental: Um diagnóstico na Bacia Hidrográfica do Rio Belém, Curitiba-PR, a partir da percepção de alunos do Ensino Fundamental.
Autor
Carla Luciane Blum Vestena
Carla Luciane Blum Vestena
Orientação
Ana Maria Muratori
Ana Maria Muratori
Instituição
UFPR
UFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Setor de Ciências da Terra
Setor de Ciências da Terra
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Curitiba/PR
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente estudo teve como objetivo principal avaliar o nível de sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental, especificamente, das 3 e 4 séries, de escolas públicas e privadas, situadas na bacia hidrográfica do rio Belém, o qual atravessa uma área intensamente urbanizada do município de Curitiba, no estado do Paraná, apresentando um elevado grau de degradação ambiental. A partir dessa avaliação fez-se uma análise sobre o nível de conhecimento e da percepção desses alunos quanto às condições ambientais do rio Belém, considerando-se as metodologias empregadas pelos professores na prática da Educação Ambiental neste nível de ensino. As escolas escolhidas localizam-se nas proximidades do curso superior do Rio Belém, abrangendo um universo de 156 alunos das 3 e 4 séries e 25 professores destes, e envolveram o Colégio Marista Santa Maria, da rede particular de ensino, a Escola Estadual São Francisco de Assis e o Colégio Estadual Ernani Vidal, da rede pública estadual, além da Escola Municipal Mirazinha Braga da rede pública municipal de ensino. A metodologia utilizada pautou-se na abordagem qualitativa de LÜDKE e ANDRÉ (1986) com análise dos conteúdos dos dados de acordo com BARDIN (1977) e PIAGET (1977 e 1978). A coleta dos dados deu-se por meio da aplicação de questionários com questões abertas e um mapa mental aos alunos e a realização de entrevista com professores das 3 e 4 séries pesquisadas. Os resultados obtidos mostram que grande número de alunos das 3 e 4 séries apresenta pouca sensibilização ambiental, apesar da grande maioria conhecer o rio Belém, embora alguns desconheçam o seu nome. As metodologias empregadas pelos professores na prática da Educação Ambiental não estão alcançando seus objetivos propostos. Os meios de atualização em Educação Ambiental e os recursos didáticos utilizados pelos professores são os mesmos - a televisão, revistas e jornais.
O presente estudo teve como objetivo principal avaliar o nível de sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental, especificamente, das 3 e 4 séries, de escolas públicas e privadas, situadas na bacia hidrográfica do rio Belém, o qual atravessa uma área intensamente urbanizada do município de Curitiba, no estado do Paraná, apresentando um elevado grau de degradação ambiental. A partir dessa avaliação fez-se uma análise sobre o nível de conhecimento e da percepção desses alunos quanto às condições ambientais do rio Belém, considerando-se as metodologias empregadas pelos professores na prática da Educação Ambiental neste nível de ensino. As escolas escolhidas localizam-se nas proximidades do curso superior do Rio Belém, abrangendo um universo de 156 alunos das 3 e 4 séries e 25 professores destes, e envolveram o Colégio Marista Santa Maria, da rede particular de ensino, a Escola Estadual São Francisco de Assis e o Colégio Estadual Ernani Vidal, da rede pública estadual, além da Escola Municipal Mirazinha Braga da rede pública municipal de ensino. A metodologia utilizada pautou-se na abordagem qualitativa de LÜDKE e ANDRÉ (1986) com análise dos conteúdos dos dados de acordo com BARDIN (1977) e PIAGET (1977 e 1978). A coleta dos dados deu-se por meio da aplicação de questionários com questões abertas e um mapa mental aos alunos e a realização de entrevista com professores das 3 e 4 séries pesquisadas. Os resultados obtidos mostram que grande número de alunos das 3 e 4 séries apresenta pouca sensibilização ambiental, apesar da grande maioria conhecer o rio Belém, embora alguns desconheçam o seu nome. As metodologias empregadas pelos professores na prática da Educação Ambiental não estão alcançando seus objetivos propostos. Os meios de atualização em Educação Ambiental e os recursos didáticos utilizados pelos professores são os mesmos - a televisão, revistas e jornais.
Palavras Chave
sensibilização ambiental; prática pedagógica.
sensibilização ambiental; prática pedagógica.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno