A construção da teoria atômica de Dalton como estudo de caso: e algumas reflexões para o ensino de quimica

Título
A construção da teoria atômica de Dalton como estudo de caso: e algumas reflexões para o ensino de quimica
Autor
Hélio Elael Bonini Viana
Orientação
Paulo Alves Porto
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Interunidades (Física, Química e Biologia).
Ano
2007
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Apresentamos um estudo de caso, abordando como Dalton - motivado por seu interesse pelos fenômenos atmosféricos e empregando uma peculiar interpretação do corpuscularismo newtoniano - construiu uma teoria atômica quantitativa mediante a utilização de dados provenientes de estudos sobre transformações químicas. Apesar de não ser possível reconstituir com exatidão a trajetória que levou Dalton a determinação das massas atômicas relativas (devido a insuficiência de documentos, bem como à inconsistência dos relatos deixados por Dalton e seus contemporâneos), o processo construtivo da teoria atômica daltoniana revela-se como caso exemplar da complexidade da atividade científica. Alguns pontos são destacados, como a importância da questão da composição da atmosfera no desenvolvimento das teorias com que Dalton procurou explicar o comportamento das misturas gasosas. A partir dessas investigações, Dalton recorreu à chamada "regra da máxima simplicidade" para estabelecer uma conexão entre os dados quantitativos de composição química e os átomos, postulando fórmulas para os compostos considerados. Muitas críticas foram tecidas as idéias de Dalton, que devem ser entendidas no contexto dos debates científicos da época. Dalton viu aumentar o número de adeptos a sua teoria à medida que foram surgindo observações experimentais que podiam ser explicadas aplicando-se o modelo por ele desenvolvido. Assim, considerando-se a riqueza de possibilidades didáticas desse estudo de caso, procedemos também a uma breve análise de como a teoria atômica de Dalton e abordada em livros didáticos utilizados no ensino superior. Concluimos que o estudo, com alguma profundidade, desse episódio da história da ciência, poderia propiciar aos estudantes de química não apenas uma aprendizagem mais significativa dos conceitos envolvidos, mas também reflexões valiosas a respeito da própria natureza do conhecimento científico.
Palavras Chave
Teoria atômica de Dalton, atividade científica, conhecimento científico.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
História da Ciência