Uma proposta de implantação de Educação Ambiental com ênfase em meteorologia no ensino de Ciências nas escolas de 1º grau de Pelotas
Título
Uma proposta de implantação de Educação Ambiental com ênfase em meteorologia no ensino de Ciências nas escolas de 1º grau de Pelotas
Uma proposta de implantação de Educação Ambiental com ênfase em meteorologia no ensino de Ciências nas escolas de 1º grau de Pelotas
Autor
João Carlos Torres Vianna
João Carlos Torres Vianna
Orientação
Arion de Castro Kurtz dos Santos
Arion de Castro Kurtz dos Santos
Instituição
FURG
FURG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Rio Grande/RS
Rio Grande/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Tendo como base um referencial onde as dimensões são as causas e conseqüências do clima/tempo, estudou-se as concepções conhecimento espontâneo (senso comum) ou adquirido através do ensino formal, dos alunos de 4ª a 8ª série do ensino de 1º grau das redes municipal, estadual e particular de Pelotas, a respeito de tópicos referentes à atmosfera terrestre e a relação destes com a manutenção da vida no planeta Terra. O trabalho apresenta inicialmente uma revisão, baseada no referencial, dos conteúdos formais fundamentais de meteorologia, com a finalidade de servir de referência aos professores de 1º grau interessados nos tópicos abordados. São apresentados também alguns fundamentos da Educação Ambiental. Após a revisão, utilizando-se um questionário como instrumento principal, tentou-se responder às seguintes questões de pesquisa: 1- Será possível conhecer as concepções dos alunos de 4ª a 8ª série do ensino de 1º grau de diferentes redes em Pelotas, sobre as dimensões do referencial da pesquisa Qual o padrão dessas concepções 2- Como devem ser as atividades práticas a serem propostas em função das concepções apresentadas pelos alunos envolvidos na pesquisa 3- É possível construir um instrumento de pesquisa fidedigno, tendo como base o referencial, para o levantamento dessas concepções O nível de concordância dos alunos com os tópicos do referencial, apresentados como afirmativas no questionário, foi levantado e, os resultados sugerem que o grupo pesquisado apresenta um padrão geral independentemente de série ou rede em trinta e nove por cento dos tópicos perguntados e, efeitos de rede, série, rede/série nos outros sessenta e um por cento. Em função das concepções levantadas, foi possível formular uma proposta de Educação Ambiental com ênfase em meteorologia para ser desenvolvida nas escolas, respeitando a realidade da escola e da comunidade, bem como o desenvolvimento do aluno. O principal instrumento de pesquisa mostrou fidedignidade razoável, permitindo que este seja sugerido a futuros pesquisadores na área de Educação Ambiental, interessados em conhecer as concepções dos alunos dos alunos de 1º grau, sobre a importância da atmosfera terrestre para a vida na Terra.
Tendo como base um referencial onde as dimensões são as causas e conseqüências do clima/tempo, estudou-se as concepções conhecimento espontâneo (senso comum) ou adquirido através do ensino formal, dos alunos de 4ª a 8ª série do ensino de 1º grau das redes municipal, estadual e particular de Pelotas, a respeito de tópicos referentes à atmosfera terrestre e a relação destes com a manutenção da vida no planeta Terra. O trabalho apresenta inicialmente uma revisão, baseada no referencial, dos conteúdos formais fundamentais de meteorologia, com a finalidade de servir de referência aos professores de 1º grau interessados nos tópicos abordados. São apresentados também alguns fundamentos da Educação Ambiental. Após a revisão, utilizando-se um questionário como instrumento principal, tentou-se responder às seguintes questões de pesquisa: 1- Será possível conhecer as concepções dos alunos de 4ª a 8ª série do ensino de 1º grau de diferentes redes em Pelotas, sobre as dimensões do referencial da pesquisa Qual o padrão dessas concepções 2- Como devem ser as atividades práticas a serem propostas em função das concepções apresentadas pelos alunos envolvidos na pesquisa 3- É possível construir um instrumento de pesquisa fidedigno, tendo como base o referencial, para o levantamento dessas concepções O nível de concordância dos alunos com os tópicos do referencial, apresentados como afirmativas no questionário, foi levantado e, os resultados sugerem que o grupo pesquisado apresenta um padrão geral independentemente de série ou rede em trinta e nove por cento dos tópicos perguntados e, efeitos de rede, série, rede/série nos outros sessenta e um por cento. Em função das concepções levantadas, foi possível formular uma proposta de Educação Ambiental com ênfase em meteorologia para ser desenvolvida nas escolas, respeitando a realidade da escola e da comunidade, bem como o desenvolvimento do aluno. O principal instrumento de pesquisa mostrou fidedignidade razoável, permitindo que este seja sugerido a futuros pesquisadores na área de Educação Ambiental, interessados em conhecer as concepções dos alunos dos alunos de 1º grau, sobre a importância da atmosfera terrestre para a vida na Terra.
Palavras Chave
Concepções de alunos; Proposta de Educação Ambiental; Meteorologia.
Concepções de alunos; Proposta de Educação Ambiental; Meteorologia.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno